Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo
Com Michel Löwy

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo
Com Michel Löwy

circulo #1
1/1

Sábados, 10h às 12h30

de acordo com a programação divulgada na agenda

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo propõe leituras e conversas sobre temas candentes que envolvem a vida judaica, formando-se um espaço de diálogo qualificado pela contribuição dos participantes. 


Os encontros, na forma de grupo de estudos e leitura, acontecem mensalmente na Casa do Povo. Uma ficha de inscrição é disponibilizada para interessados em participar de cada encontro.


As atividades do Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo acontecem uma vez por mês aos sábados. Cada encontro é divulgado na agenda.


Encontro #8

Com Michel Löwy

22 de setembro, 10h 


Quais as afinidades possíveis entre judaísmo libertário e romantismo no pensamento de autores da Europa Central no início do século XX? Como um certo olhar para o messianismo pôde dialogar com as utopias emancipatórias modernas? Essas são algumas das questões que perpassam o oitavo encontro do Círculo de Reflexão, que terá como convidado o Prof. Michel Löwy, diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (França).


A temática faz parte de sua trajetória de pesquisa, divulgada no Brasil em obras como Redenção e Utopia: o judaísmo libertário na Europa Central (1989) e Judeus Heterodoxos: messianismo, romantismo e utopia (2017). A leitura proposta é o texto Romantismo e messianismo no pensamento Judaico da Europa Central no começo do século XX, disponível para leitura aqui.


Inscreva-se



Encontro #7

Com Rafaela Barkay

18 de agosto, 10h

São várias as aproximações possíveis diante do conflito entre israelenses e palestinos. Por vezes, requer olhares que vão muito além da realpolitik. Na busca por saídas, mulheres ativistas têm desempenhado um papel transformador. 


No sétimo encontro do Círculo, serão discutidas características e nuances desse movimento com a participação de Rafaela Barkay, doutoranda do Programa de Estudos Judaicos e Árabes da FFLCH-USP, que tem como tema de pesquisa a transformação do conflito entre israelenses e palestinos sob uma perspectiva feminista. A discussão se dará a partir da leitura de um trecho de seu diário de campo, escrito durante o período em que esteve em Israel e nos territórios palestinos. 

  • Setembro 2018
  • Abril 2018
  • Maio 2018
  • Junho 2018
  • Julho 2018
  • Agosto 2018
  • Outubro 2018