Lançamento: Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo
Rádio ânsia
no ar
Play
Toda sexta na hora do almoço
12h-13h

Reprise toda terça no café da tarde
17h-18h

Saiba mais

A programação da Casa do Povo amplia a noção de cultura, incorporando, além das práticas artísticas, diversas atividades como práticas corporais e de cuidado com a saúde. O código de cores, filtros e tags no site auxiliam a localização desse emaranhado de pessoas e iniciativas. Porosa, mutante e crítica, a programação permite que a instituição possa se estruturar sem se engessar, reinventar-se sem se precarizar, internacionalizar-se sem perder sua atuação local, para, enfim, experimentar outras formas de existência.

Atividades regulares

Cursos
Busca-se oferecer uma programação que desperte interesse no bairro e no Povo da Casa, a partir de práticas originais e acessíveis (para quem oferece, para quem acolhe e para quem frequenta).

Grupos de estudos
Em diálogo com os eixos de trabalho da Casa do Povo, os grupos de estudo têm modos de funcionamento diversos, alguns focados em processos, discussões e leituras internas e outros capazes de se desdobrarem em programações públicas

Projetos

Obras comissionadas
A Casa do Povo convida artistas para desenvolverem trabalhos inéditos, adaptando sua estrutura física e garantindo a existência plena de cada projeto que realiza.

Publicações
Cada publicação é entendida como uma extensão dos projetos desenvolvidos e como parte da programação.

Plataformas
Mesclando processos e resultados, discursos e gestos, produção artística e acadêmica, a Casa do Povo promove encontros sobre temas específicos em consonância com as urgências do presente.

A Casa acolhe

O Povo da Casa pode promover atividades públicas que integram a programação. Propositalmente descontínuas e flutuantes, essas atividades dialogam de forma estreita com os eixos de trabalho da instituição e ajudam a Casa do Povo a ser maior do que ela mesma, transbordando vida comunitária.

Projetos e propostas podem ser enviados para o e-mail

info@casadopovo.org.br e serão avaliados. Paralelamente, com o intuito de incentivar esse movimento, abre-se uma chamada aberta anual destinada exclusivamente a práticas coletivas.

Saiba mais como usar o espaço.

Programação suspensa no ar

A programação suspensa no ar segue sem uma grade fixa, deixando espaço para respiros, na tentativa de acompanhar e refletir sobre as incertezas porvir. Disponível toda semana nos canais da Casa do Povo. Saiba mais.

programação sem ar ✺ semana 12

nos últimos anos, a nossa atuação tem acontecido em uma esfera micropolítica. nas últimas semanas, porém, a macropolítica perfurou nossa epiderme.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #29 Com Avraham Milgram

Sábado, 11h / Encontro online

Nos últimos 30 anos houve uma explosão de museus dedicados ao Holocausto. E o tema se tornou, na cultura ocidental, um dos maiores ícones da violência cometida por ordens nacionais baseadas em força e mitos. Quais os desafios de combate às dinâmicas autoritárias nas repetições da história?

Rádio ânsia

12 de junho a 10 de julho / 2020

Rádio ânsia é uma plataforma de encontros sobre ecologias kuir. Um projeto da Universidad Desconocida (UU) com a Casa do Povo que vai ao ar nas sextas-feiras de junho.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #28 Com Luise Marion Frenkel

23 de maio, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2020

O #28 encontro do Círculo traz uma conversa sobre poesia litúrgica judaica, parte importante não só do ritual religioso, mas também no desenvolvimento da literatura judaica, mediada por Luise Marion Frenkel, professora doutora em Língua e Literatura Grega na USP.

recalculando a rota

sem deixar de fazer o que fazíamos, abrimos espaço para o que ainda podemos fazer. em busca de saber como atuar no presente, olhamos para os arquivos da Casa do Povo e algumas respostas sobre o futuro nos chegaram em fotos antigas. se o mote da Casa do Povo sempre foi lembrar é agir, de repente, a situação de exceção entortou também a frase e para agir foi preciso, antes, lembrar.

77º Levante do Gueto de Varsóvia

19 de abril / 2020

O Levante nunca deixou de acontecer na Casa do Povo, desde a sua fundação em 1953. Excepcionalmente online, o evento deste ano foi orquestrado pelo artista Mauricio Ianês e acontece em momentos dispersos, de maneira que as centelhas dessa comemoração fragmentada nos permitam estar juntos, ainda que separados.

Nossa Voz #1020

Leia online / 2020

A nova edição do jornal Nossa Voz é a continuação — e o desdobramento no papel — de uma série de ações e reflexões, construídas a partir da noção do comum que, de maneira pouco nomeada, guia a Casa do Povo há tantas décadas e, em especial no ano de 2019.

Jardim

O jardim da Casa do Povo é um processo coletivo que começou em 2018 baseado na proposta desenvolvida pelo artista e agroecologista Fernando García Dory, membro do INLAND-Campo Adentro, em diálogo com os coletivos da Casa do Povo, vizinhos e interessados.

Black Brecht: E se Brecht fosse Negro?

12 e 13 de março, 19h / Temporada / 2020

E se Brecht fosse Negro? Qual seria o lugar ocupado pela raça? Sua obra seria lida por uma perspectiva interseccional? Guiado por estas questões, o coletivo Legítima Defesa apresenta o espetáculo Black Brecht: E se Brecht fosse Negro?, que integra a programação da mostra de artes cênicas FarOFFA

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #26 Com José Neistein

14 de março, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2020

Existe uma arte judaica? Como é possível caracterizá-la, dada a ausência de unidade nas expressões plásticas produzidas por artistas judeus ao longo da história? Este é o assunto do Círculo de Reflexão #26, que será mediado por José Neistein, filósofo e crítico de arte.

A Dívida Impagável Denise Ferreira da Silva

Publicação para download / 2019

A Dívida Impagável, de Denise Ferreira da Silva, é uma publicação organizada pela Oficina de Imaginação Política com o apoio da Casa do Povo. O lançamento aconteceu em dezembro de 2019. Disponível para download.

Chamada aberta 26ª Feira Tijuana

Inscrições até 07 de abril / 2020

A Feira Tijuana é a primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil. As inscrições estão abertas até 7 de abril.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #25 Com Francisco Moreno

15 de fevereiro, 11h às 13h / Grupos de estudos / 2020

Yeshayahu Leibowitz foi um intelectual respeitado. Conservador admirado pela esquerda e cientista temente a Deus. Judeu ortodoxo que separa radicalmente fé e política. Sionista intransigente, defensor de um Estado palestino.  É sobre ele a conversa do Círculo de Reflexão #25, que será mediada por Francisco Moreno, que foi seu aluno e amigo.

Andar de cima Renata Lucas

Obras comissionadas / 2018

A obra Andar de cima (2018), de Renata Lucas, foi criada no entre turnos das eleições de 2018 como parte da mostra-manifesto Rejuvenesça!.

Almofadas pedagógicas Traplev

Obras comissionadas / 2019

As Almofadas Pedagógicas criadas por Traplev são dispositivos pedagógicos de re-alfabetização política que trazem registros, em imagem e texto, de diversas mobilizações populares do país, através de seus personagens, causas sociais e fatos históricos.

76º Levante do Gueto de Varsóvia

24 de Abril, 19h / 2019

O Levante recorda e homenageia os heróis e mártires da resistência judaica que lutaram contra a barbárie nazista no dia 19 de abril de 1943. Em seu 76º aniversário, recebe Ailton Krenak como orador e conta com apresentação do Coral Tradição

Chamada aberta 23ª Feira Tijuana

Inscrições abertas até 22 de junho / 2019

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição, que acontece nos dias 03 e 04 de agosto na Casa do Povo. O evento reúne editoras independentes e livros de artista com foco na produção da América Latina.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #15 com Marcos Guterman

13 de abril, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No 15º encontro do Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo, Marcos Guterman, jornalista e historiador, conta a história, relatada em seu  do livro “Nazistas entre nós: a trajetória dos oficiais de Hitler depois guerra”, de nazistas puderam fugir e encontraram conforto em diversos países, incluindo o Brasil

O que tem na mata?

13 de dezembro, 19h30 / A casa acolhe / 2018

No evento O que tem na mata? o público é convidado para participar de cantos e de uma conversa aberta sobre saber indígena, espiritualidade, arte, questões climáticas, plantas, proteção e sustentabilidade.

E se as mulheres governassem o mundo? Yael Bartana

08 de dezembro, 17h / Conversa aberta / 2018-19

Conversa aberta com a artista israelense Yael Bartana sobre seu projeto em andamento E se as mulheres governassem o mundo? [What if the women ruled the world?]

Evento/Protesto em apoio aos 23 condenados do RJ

28 de agosto, 17h / Eventos acolhidos / 2018

A Casa do Povo acolhe a n-1 edições para para um evento/protesto em apoio aos 23 condenados por participarem das manifestações de 2013 e 2014 no Rio de Janeiro

Rota Têxtil do Bom Retiro Jornada do Patrimônio 2018

18 de agosto, 11h - Inscrições por ordem de chegada / 2018

Rota Têxtil do Bom Retiro guia o visitante pelo passado e pelo presente de um dos maiores polos têxteis da cidade de São Paulo. A atividade integra a Jornada do Patrimônio 2018 e é realizada pela Casa do Povo em parceria com o Ateliê Vivo.

PF Kadija de Paula

2017

GE de Peito Aberto Edição especial

25 de julho a 11 de agosto / 2018

A programação do GE de Peito Aberto – Edição Especial acontece com aberturas de processos e pesquisas de artistas-etc.

Casa do Povo 65 anos!

11 de agosto, das 13h às 22h / 2018

Comemorando 65 anos, o aniversário da Casa do Povo acontece com programações simultâneas, gratuitas e espalhadas por todos os andares.

Black Shabat Maurício Ianês

Projeto em andamento / 2018

Black Shabat é uma programa de encontros regulares que busca ampliar a experiência do som, quebrando seus limites e criando uma zona de instabilidade e pesquisa.

Black Shabat #3 Raquel Krügel e Test Black

18 de maio, 20h / 2018

Black Shabat #2 Carla Boregas e Vomir

24 de março, 16h / 2018

Black Shabat #1 Livio Tragtenberg e Bloco Ruído

23 de fevereiro, 20h / 2018

Contribuição sugerida R$15
Apoio cultural
Stella Artois

O quão polonês você se sente hoje?

Publicação / 2016

O livro é um desdobramento do projeto Refúgio Polonês e opera como um (des)guia da participação da comunidade polonesa na formação de São Paulo.

Junho sendo

06 a 23 de junho / 2018

5 anos depois dos protestos que fizeram milhares de pessoas ocuparem as ruas do Brasil se auto-organizando, diversos ativistas, coletivos e movimentos se reuniram para produzir este evento de interação e ação coletiva.

Oficina de Imaginação Política

2017

Iniciativa implicada em práticas discursivas e performativas envolvidas com a imaginação radical para a justiça social. Suas principais atividades consistem em grupos de estudo, leituras públicas, debates e oficinas, práticas de escrita e tradução coletiva, impressos e publicações online, buscando distribuir e desenvolver ferramentas de criticalidade.

Performando Oposições

21 a 29 de outubro / 2016

A noção de Performando oposições aponta para a possibilidade de enxergar nas performances artísticas (escrachos, intervenções ou instalações) um repertório potente para as lutas políticas, ao mesmo tempo em que reconhece que o campo da arte funciona também como lugar possível de reinvenção do fazer político.

Laboratório para Estruturas Flexíveis

23 a 28 de outubro / 2017

Laboratório para Estruturas Flexíveis é um programa que se estendeu ao longo de um ano discutindo técnicas de gestão de diversas iniciativas culturais.

Refúgio polonês Jakub Szczęsny

Obras comissionadas / 2016

O projeto Refúgio polonês, do arquiteto Jakub Szczesny , sugere, a partir da casa provisória, de uma plataforma de atividades e da publicação, questionar os rótulos culturais em uma época de crescimento de políticas xenófobas.

Quando Quebra Queima

04, 05, 06 e 13 de maio / 2018

Estreia da ColetivA Ocupação, Quando Quebra Queima é uma peça construída por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista em 2015 e 2016.

Ídiche Grupo de estudos

Terças, 20h

Os encontros do grupo são dedicados ao estudo do ídiche e partem de um metódo de aprendizagem sem mestre, com exercícios que incluem conversações, leituras, estudos da gramática, músicas e provérbios.

Maratona Errorista Etcétera

Obras comissionadas / 2017

Ação proposta pelo coletivo Etcétera para o projeto História(s), a prova de pedestres denominada Maratona Errorista é a primeira e última corrida desse gênero.

Revolta Lilith

15 de março a 01 de abril, 20h / 2018

Fruto do encontro entre 15 mulheres multi-artistas de diferentes áreas, e com direção de Martha Kiss Perrone, Revolta Lilith se concentra na fronteira entre a performance, o teatro e o cinema.

Arquivo Vivo: Vozes Ancestrais, Dinâmicas de Tradução Cultural e a Biblioteca Sistêmica

17 de janeiro, 19h30 / Arquivo e memória / 2019

A convite da Casa do Povo, Mariana Lanari e Remco van Bladel apresentam o projeto Moving Thinking — the origin of one’s thought is the thought of another, que aconteceu numa das maiores bibliotecas de arte moderna da Europa, no Stedelijk Museum, em Amsterdã.

XXT LAB laboratório vivo em saúde

21 de setembro a 23 de novembro / Residência para Coletivos / 2018

XXT Lab é um laboratório vivo que funcionará na Casa do Povo como espaço de diálogo, experimentação e investigação com foco na saúde da mulher. A proposta é parte da residência das Parteironas Bruxonas.

Apresentação Comunicação Não-Violenta

24 de outubro, 19h / Eventos acolhidos / 2018

Encontros breves e dinâmicos que servem para oferecer um gosto desta pesquisa prática, a partir da experiência de quem desenvolve projetos de aplicação dos princípios da não-violência. A proposta é organização do Coletivo de diálogo e diversidade de táticas.

20ª Feira Tijuana

25 e 26 de agosto, das 12h às 18h / 2018

Com mais de 100 editoras nacionais e internacionais, principalmente da América Latina, a Feira Tijuana, reúne livros de artistas e publicações fora do formato tradicional.

Residência para Coletivos 2018

Inscrições encerradas / 2018

A Residência para Coletivos é uma chamada aberta que acontece desde 2015 e visa fortalecer práticas coletivas, artísticas ou não, que pertençam ao campo ampliado da cultura.

THE DANCE Thomas Dupal (França)

17 de outubro, 18h30 / Eventos acolhidos / 2018

THE DANCE, de Thomas Dupal, é uma prática de improvisação em dança lúdica, e as vezes catártica. Um espaço para expressão corporal radical através do movimento, à procura de estados de transe naturais: longe das palavras, longe das imagens.

Aos Vivos (Antígona) – debate n.2 Nuno Ramos

21 de outubro, 22h / Obras comissionadas / 2018

Aos Vivos, de Nuno Ramos, é uma série de três peças apresentadas simultaneamente aos debates eleitorais para a presidência de 2018 e que acontecem no Galpão do Folias, Casa do Povo e IMS/São Paulo.

Ato Herzog, presente!

24 de outubro, 19h30 / Eventos acolhidos / 2018

A Casa do Povo acolhe um ato em memória do jornalista Vladimir Herzog, organizado por membros e movimentos da comunidade judaica de São Paulo.

Rejuvenesça! uma mostra-manifesto

26 de outubro a 04 de fevereiro / Exposição em processo / 2018-19

A iniciativa nasceu de Renata Lucas e do grupo de artistas aqui reunido, essa mostra-manifesto se levanta, inconformada, contra a indiferença perante a situação de exceção que estamos vivendo, convocando a potência da arte para torcer o nosso tempo e tensionar o nosso contexto.

Cartoneras releituras latino-americanas

28 de outubro a 08 de fevereiro / Exposição

A mostra conta com cerca de 320 exemplares, fruto do trabalho de diversas editoras cartoneras oriundas de países como México, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile e Argentina, além de três títulos europeus.

Visual AIDS Exibição + Debate

01 de dezembro, 17h30 às 22h / Eventos acolhidos / 2018

A programação do Visual AIDS aborda o impacto da arte no ativismo e na luta contra a AIDS, comissionando vídeos em curta-metragem de seis coletivos e organizações comunitárias nos Estados Unidos

Resistências sagradas Debate com M.I.A [Massive Illegal Arts]

09 de outubro, 19h / Eventos acolhidos / 2018

Lançamento do livro de João Carlos Kuhn seguido de um debate sobre a construção e destruição do Pátio do Colégio com Deborah Neves [Condephaat-UPPH] e João França [ Massive Illegal Arts], representante do coletivo de intervenção urbana responsável pela ação de “Olhai por nois” (foto).

TravaLíngua TransOpera Meu fracasso é minha vitória

20 a 30 de novembro / Eventos acolhidos / 2018

Chamada aberta para travestis, transex, homens e mulheres trans, pessoas não binárias, negrxs, bichas, pocs e mulheres sapatão.

Jardim do Povo Fernando García-Dory

11 de dezembro, 19h30 / Conversa aberta / 2018-19

Como seria um jardim na Casa do Povo? O artista agro-ecólogo Fernando García-Dory convida interessados a contribuírem com ideias para a criação de um viveiro coletivo.

Rejuvenesça! em processo Arto Lindsay e Rodrigo Andrade

08 de dezembro, a partir das 17h / Ativações / 2018

Em processo na Casa do Povo desde outubro, a mostra-manifesto Rejuvenesça! realiza duas novas ativações, com uma apresentação de Arto Lindsay (foto) e a abertura do trabalho de Rodrigo Andrade.

30 anos do Coral Tradição

15 de dezembro, 16h / Povo da Casa

Encerrando a programação de 2018, a Casa do Povo celebra, no dia 15 de dezembro, os 30 anos de atividades ininterruptas do Coral Tradição.

GE de peito aberto com Crioulla Oliveira

4 de fevereiro / 2019

O GE_grupo maior que eu_ abre seu ano com uma nova edição do GE de peito aberto, em que convida Crioulla Oliveira a compartilhar suas experiências corporificadas sobre os orixás, especialmente a dança dos orixás.

Lançamento Nossa Voz #1019

16 de fevereiro, a partir das 13h / Publicações / 2019

O noticiário do fim do mundo poderia preencher as páginas desta edição do jornal Nossa Voz, elaborada ao longo de 2018 em meio a tantas situações extremas. O jornal Nossa Voz é uma publicação permanente e gratuita da Casa do Povo.

‘Iy mũn ku mãk pax Encontro de línguas latinas para além do português e do espanhol

9 de fevereiro, 16h30 / Eventos acolhidos / 2019

Ao longo dos encontros cada participante irá compartilhar a história de sua língua e dizer oralmente um texto, ou canto, ou palavra. Essas contribuições serão reunidas em uma publicação cartonera, que não terá traduções para as línguas locais colonizadoras.

Publicação: Laboratório para Estruturas Flexíveis

Leia online / 2017

O Laboratório para Estruturas Flexíveis é um programa que se estendeu ao longo de um ano discutindo técnicas de gestão de diversas iniciativas culturais.

MITsp / Ações Pedagógicas Coletividades em cena - Encontros de resistência

11 a 15 de março / Inscrições abertas até 01 de março / 2019

Durante cinco dias, ativistas, performers e representantes de movimentos sociais da América Latina – todos eles com histórico de participação em atos públicos – experimentam uma proposta de convívio a fim de compreender e partilhar as causas que os movem. Inscrições abertas.

MITsp / Conversas Como ser artista na Venezuela de hoje

12 de março, 15h / 2019

Nessa conversa, Deborah Castillo partilha com o público suas reflexões como artista diante do contexto atual de seu país.

Temporada 2019 Quando Quebra Queima

15, 22 e 29 de março, 20h / Performance / 2019

Depois de 1 ano da sua estreia na Casa do Povo, e de uma circulação por diversos espaços da cidade, a coletivA Ocupação apresenta uma nova temporada de Quando Quebra Queima.

Poéticas de resistência descolonização e imagem

04 e 06 de abril, 19h e 13h30 / A Casa acolhe / 2019

A Casa do Povo e o Parquinho Gráfico recebem a artista Sallisa Rosa para dois encontros de debate e produção em torno da colonização, com enfoque nos povos indígenas, como processo em andamento.

Homenagem a Leôncio Basbaum

06 de abril, 16h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe uma homenagem a Leôncio Basbaum. Filho de imigrantes judeus vindos da Bessarábia, Leôncio Basbaum (1907-1969) foi um intelectual e ativista que dedicou sua vida à revolução social.

Orestes de Rodrigo Siqueira

03 de abril, 19h30 / Cinema / 2019

Para que não nos esqueçamos da nossa própria história, a Casa do Povo exibe o filme Orestes de Rodrigo Siqueira. Após a exibição acontece uma conversa aberta do diretor com José Roberto Michelazzo e Adilson Paes de Souza.

Ioga Study of Therapeutic Postures

Sextas, 09h30 / Atividade regular

Em tempos acelerados, a prática de ioga desenvolve presença e atenção. Além de trabalhar foco e flexibilidade, o exercício regular tonifica e fortalece o corpo, a respiração torna-se mais consciente e o sono melhora.

Biblioteca

Tuesday to Saturday, 2 pm to 7 pm

A Biblioteca materializa uma série de convivências invisíveis e saberes coletivos que acontecem diariamente na Casa do Povo, colocando em um mesmo lugar práticas que normalmente acontecem em tempos e espaços separados.

Assim elas comemoram a vitória Yael Bartana

Obras comissionadas

Assim elas comemoram a vitória é um neon que ocupa o hall de entrada do prédio da Casa do Povo criado pela artista isralense Yael Bartana a partir de uma pesquisa pelo arquivo da instituição.

50 tons de vermelho Rodrigo Andrade

Obras comissionadas

50 tons de vermelho (2018) traz variações dessa cor que, no campo político, alude historicamente a movimentos progressistas. A presença visual da obra também deixa rastros que contam sobre seu processo de realização.

Publicação: Assim elas comemoram a vitória

Leia online / 2017

A publicação, coeditada com as Edições Aurora, é um desdobramento do trabalho de Yael Bartana criado a partir de uma pesquisa da artista pelo arquivo histórico da Casa do Povo.

Aviso de férias Casa do Povo fechada

23 de dezembro a 21 de janeiro

A Casa do Povo estará em recesso entre 23 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020. Acesse e veja o calendário de volta das atividades regulares em 2020.

Clínica Aberta de Psicanálise

A Clínica Aberta de Psicanálise vem do desejo de um grupo de analistas de que a psicanálise possa existir para além do consultório privado, de forma acessível e ampla na vida da cidade.

Chánuca da Resistência & Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #23

21 de dezembro, 16h às 18h / Grupo de estudos / 2019

O encontro #23 do Círculo, com o tema Democracia por um fio: o desafio da resistência, tem a participação de Marcelo Semer, juiz de direito, e Letícia Chagas, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Após o Círculo, haverá celebração da festa de chánuca com participação do grupo Klezmer Três Rios.

A Dívida Impagável Denise Ferreira da Silva

12 de dezembro, 19h / 2019

A Casa do Povo acolhe o lançamento do livro A Dívida Impagável, de Denise Ferreira da Silva. O livro, em colaboração com a Oficina de Imaginação Política também reúne textos de Jota Mombaça e Michelle Mattiuzzi, e Pedro Daher. Na sequência serão exibidos dos filmes da autora em parceria com Arjuna Neuman.

Atendimentos Clínica Aberta de Psicanálise

Sábados, atendimentos das 11h às 15h / Atividade regular

Os atendimentos de psicanálise são gratuitos e por ordem de chegada. Uma lista é disponibilizada aos interessados no hall de entrada da Casa do Povo a partir das 10h30 com os horários disponíveis no dia.

Estudos do comum

13 a 16 de novembro / Projetos / 2019

O programa propõe reunir agentes que compartilham e reinventam diariamente a noção de comum em contextos e espaços diversos: o quilombo urbano Casa Tainã, em Campinas, o Instituto Procomum, em Santos, o Casco Art Institute, em Utrecht (Holanda) e a Casa do Povo, em São Paulo.

11ª Bienal de Berlim – Conversa com Lisette Lagnado, Solange Farkas e Benjamin Seroussi

21 de outubro, 19h30 / A Casa acolhe / 2019

A Casa do Povo acolhe uma conversa com Lisette Lagnado, Solange Farkas e Benjamin Seroussi no contexto da 11ª Bienal de Berlim de Arte Contemporânea que acontece de 13 de junho a 13 de setembro de 2020 em diferentes locais da cidade de Berlim.

Mutirão de construção e plantio

30 de novembro e 01 de dezembro / Projetos / 2019

Dando continuidade ao projeto iniciado com o artista Fernando García Dory em 2018, o jardim no terraço finalmente toma forma em colaboração com a positiv.a. A Casa do Povo organiza um mutirão de construção e plantio divididos em duas oficinas.

Encontro de Corais

30 de novembro, 16h / 2019

O Encontro de Corais chega a sua 7ª edição em 2019 e conta com a participação do Coral Tradição e outros cinco corais convidados.

Vkhutemas Um resgate historiográfico

25 de outubro, 19h30 / A Casa Acolhe / 2019

A universidade Vkhutemas, criada na União Soviética nos anos 1920, foi um grande marco no ensino e produção de arte e design no século XX. A Casa do Povo recebe Celso Lima e Neide Jallageas para uma conversa sobre o processo de pesquisa que vem resgatando a história da instituição e seu legado

Lançamento: Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo

09 de novembro, 16h / A Casa Acolhe / 2019

O Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo, publicação organizada por Renato Cymbalista, apresenta a cidade a partir de suas dificuldades, desafios, traumas e lutas; desvela o território como um conjunto de problemas em aberto, buscando escavar a superfície para revelar feridas ou reabrir cicatrizes.

Lançamento: Vida e morte de uma Baleia-Minke no interior do Pará

09 de novembro, 18h / Povo da Casa / 2019

O Publication Studio SP realiza, na Casa do Povo, o lançamento do livro Vida e morte de uma Baleia-Minke no interior do Pará e outras histórias da Amazônia, de Fábio Zuker, com ilustrações inéditas do artista indígena Gustavo Caboco.

Fala, homem! Roda de conversa

Terças, 19h30 / Encontros online

A Casa do Povo acolhe o grupo Fala, homem! um espaço de conversa informal para homens que acreditam que desempenhar os tantos papéis que envolvem a masculidade pode ser uma tarefa complicada e que por isso é importante conversar.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #22 com Jeanne Marie Gagnebin

09 de novembro, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2019

O encontro #22 do Círculo de Reflexão aborda a obra de Walter Benjamin, com foco no texto “Sobre o conceito de história”, escrito na França durante a Segunda Guerra Mundial, num momento em que o autor, judeu alemão de esquerda, teve que fugir de Paris, tomada pelos nazistas. A mediação do encontro será feita pela professoraa Jeanne Marie Gagnebin.

Redação Aberta [Open Newsroom]

Encontros online. Consulte a programação

Redação Aberta é um espaço de oficinas onde jornalistas e cidadãos se reúnem para discutir questões, compartilhar recursos e conhecimento e aprender a relatar e investigar histórias em seus territórios a partir do processo jornalístico.

Lutas e Resistências Experiências brasileiras contemporâneas

Outubro / A Casa Acolhe / 2019

No mês de outubro, a Casa do Povo acolhe o curso de extensão oferecido pelo grupo de estudos “Poderes e Resistências”, do Departamento de Ciência Política da USP, com encontros semanais com a presença de militantes de movimentos sociais.

Residência para Coletivos 2019

Inscrições encerradas. Acesse o resultado da convocatória

A Residência para Coletivos acontece desde 2015 e tem o objetivo de incentivar práticas coletivas que pertençam ao campo ampliado da cultura.  Acesse o resultado da convocatória.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #20 com Celso Garbarz

14 de setembro, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Tikun Olam, conceito universalista da tradição cultural judaica, significa reparação do mundo. Definido pelo ativismo e prática das boas ações, é relacionado à política e justiça social, humanismo e meio ambiente. Neste encontro, a mediação do tema, alinhado com o processo de criação do jardim da Casa do Povo, é feita pelo historiador e ativista Celso Garbarz.

Audioguia Passeio sonoro pelo Bom Retiro

Disponível em celulares com acesso à internet / Atividade regular

O trajeto de 55 minutos do audioguia começa e termina na Casa do Povo e percorre esquinas e ruas, comércios tradicionais, sinagogas e construções significativas para a história do bairro.

Treinos de Boxe Boxe Autônomo

Terças e quintas, 19h / Treinos online

Os treinos do Boxe Autônomo acontecem nas segundas e quartas-feiras em dois horários, às 18h e 19h30. As inscrições são presenciais.

Voz ativa: Biblioteca social Mariana Lanari

Até 27 de julho / Exposição / 2019

Voz Ativa: Biblioteca Social é uma instalação inédita que propõe a reativação da biblioteca da Casa do Povo. O público é convidado a transitar por uma biblioteca-bairro e participar de uma performance sonora, em sete vozes mixadas ao vivo pela artista Mariana Lanari.

Nossa Voz #1019

Leia online

Nossa Voz é uma publicação da Casa do Povo. O jornal tem distribuição gratuita e pode ser retirado na Casa do Povo durante o horário de funcionamento. A versão online está disponível para leitura e download.

Metacozinha Vitor Cesar e Carol Tonetti

Obras comissionadas

A Metacozinha (2016) é o resultado de ideias e desejos que surgiram coletivamente: um espaço de descanso, um lugar de encontro, um suporte de objetos, um display para revistas, uma estrutura flexível, um objeto que se revela e se oculta.

O Filho de Osum e o Bom Retiro – Ficção, desejo e memória

29 de novembro, 19h30 / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe o lançamento de O filho de Osum, de Decio Zylbersztajn, publicado pela Editora Reformatório. Na ocasião do lançamento também acontece o debate  “O Filho de Osum e o Bom Retiro – Ficção, desejo e memória”.

Supremacia humana: o projeto falido por Daniel Lie

10 de agosto a 28 de setembro / Projetos / 2019

Supremacia humana: o projeto falido uma instalação site-specific é pensada como oferenda para a Casa do Povo.  O trabalho tem como protagonistas seres além-de-humanos, como fungos e bactérias, que se multiplicam e se transformam no decorrer da exposição.

Greve mundial pelo clima Sextas-feiras pelo futuro

06, 19 e 20 de setembro / Programação diversa / 2019

Em decorrência da Greve mundial pelo clima que acontece no dia 20 de setembro, a Casa do Povo acolhe neste mês uma programação organizada por iniciativas independentes e coletivos que discutem a crise ambiental e seu impacto na vida em sociedade.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #19 com Leslie Marko

10 de agosto, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Neste encontro do Círculo de Reflexão, a conversa será mediada pela pesquisadora e diretora de teatro Leslie Marko, que publicou recentemente um livro sobre a trajetória do teatrólogo judeu polonês Sami Feder, idealizador de um teatro de denúncia, crítica e reflexão subterrâneas em resistência ao regime nazista

Encontros de Música Judaica

10 de agosto, 15h / Eventos acolhidos / 2019

Os Encontros de Música Judaica propõem, através de conversas, escutas musicais coletivas e presença de convidados do mundo da música, reflexões sobre narrativas sonoras e percepções estéticas ligadas à cultura judaica ao redor do mundo.

23ª Feira Tijuana

3 e 4 de agosto, 12 às 20h / 2019

Em 2019, a Feira Tijuana, primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil, comemora 10 anos. Sua 23ª edição acontece na Casa do Povo nos dias 3 e 4 de agosto.

DESLOCAR É PRECISO

15 a 25 de julho / Projetos / 2019

O projeto Lanchonete<>Lanchonete é um dos coletivos e artistas convidados pela Casa do Povo para imaginar o futuro jardim da instituição. Por meio de ações e conversas, que acontecem dentro e fora da Casa, seus integrantes partem das suas experiências de deslocamento para pensar o comum.

Mutirão de (des)organização Mariana Lanari

20 de julho / Inscrições abertas / 2019

Junto com a artista Mariana Lanari, um mutirão de leitores irá acelerar o mapeamento coletivo da Biblioteca da Casa do Povo. A separação por idioma e estado de conservação soma-se à critérios menos objetivos, a serem articulados coletivamente pelo grupo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #18 Com Jeffrey Lesser

13 de julho, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No #18 Círculo de Reflexão, que conta com a mediação de Jeffrey Lesser, a conversa acontece ao redor do Bom Retiro, bairro frequentemente associado às comunidades de imigrantes. O que há de comum na construção de memória e comunidade nesse e em outros bairros vistos como étnicos?

Exibição Ex-Pajé Cura Bra Cura Té

28 de junho, 20h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe o artista Ernesto Neto para duas sessões de filmes com debates, que se unem à instalação Cura Brá Cura Té, parte da exposição Sopro, em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo até 15 de julho.

Exibição Auto de resistência Cura Brá Cura Té

12 de julho, 20h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe a exibição do filme Auto de resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho. O evento integra a programação de filmes Cura Brá Cura Té, parte da exposição Sopro, de Ernesto Neto, na Pinacoteca.

Cozinha Aberta Almoço compartilhado

Sextas, das 13h às 15h / Bairro

Nas sextas-feiras de junho, a Metacozinha acolhe uma série de almoços preparados com alimentos descartados da feira da rua Antônio Coruja, do Bom Retiro. A ideia é que as refeições continuem a ser preparadas na Casa do Povo de forma que todos possam colaborar, tanto quem cozinha como quem almoça.

Cozinha aberta Por que fazer arte se falta comida? por Universidad Desconocida

03 a 31 de maio / Sextas, 13h às 15h / 2019

Durante o mês de maio, a UU propõe a cozinha da Casa do Povo aberta para o bairro com refeições feitas a partir da coleta da xepa da feira na rua Antônio Coruja, no Bom Retiro.

Grupo de consumo responsável

Próxima entrega: 4 de junho, das 14h às 19h

A Casa do Povo é um ponto de distribuição quinzenal das cestas de orgânicos da agricultura familiar. As encomendas podem ser feitas diretamente no site do projeto. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #17 com Monique Sochaczewski

15 de junho, 10h às 12h / Grupo de estudos

“Brasil e Oriente Médio, ontem e hoje” é o tema do 17º Círculo de Reflexão, mediado pela historiadora Monique Sochaczewski, que apresentará dados e análises sobre as trajetórias históricas e o momento político atual da Turquia, de Israel, do Marrocos e do Brasil.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #16 com Gita Guinsburg

11 de maio, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

O 16º do Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo recebe Gita Guinsburg, diretora da Editora Perspectiva, para falar sobre a trajetória da editora. No mesmo dia, acontece a abertura da Biblioteca da Casa do Povo.

Ioga

Sextas, 09h30 / Atividade regular

Em tempos acelerados, a prática de ioga desenvolve presença e atenção. Além de trabalhar foco e flexibilidade, o exercício regular tonifica e fortalece o corpo, a respiração torna-se mais consciente e o sono melhora.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #14 com Moacir Amâncio

23 de março, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No 14° encontro do Círculo, será feita  a leitura de alguns poemas de Yehuda Amichai, acompanhada de reflexões sobre a obra e o processo de tradução. Com Moacir Amâncio, jornalista, escritor e professor titular da Universidade de São Paulo.

Rózà

25 e 26 de junho, 20h30 / Espetáculo multimídia / 2019

Rózà é um espetáculo multimídia construído a partir das cartas e textos de Rosa Luxemburgo. Em uma relação entre o teatro e o cinema através de projeções e imagens, a peça traz a figura revolucionária de Rosa para o presente, em diálogo com as lutas e insurgências de hoje.

Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter [Básico] Basic sessions with Dominic Barter

20 a 23 de junho / Eventos acolhidos / 2019

O Básico é um evento para aprofundar práticas de não-violência entre pessoas que já tiveram contato anterior, como quem já participou anteriormente de Apresentações ou Introduções, e agora querem desenvolver questões básicas em condições que permitam mais tempo, lazer e companhia

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #13 com Claudia Andujar

16 de fevereiro, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2019

No 13° encontro do Círculo, a proposta é refletir sobre o papel do registro e da difusão da cultura de povos em risco de desaparecimento. Será uma oportunidade também para dialogar sobre as perspectivas de solidariedade entre povos que sofreram genocídios em algum momento de sua história.

A GENTE COMBINAMOS DE NÃO MORRER Jota Mombaça

11 de maio, 18h / Eventos acolhidos / 2019

Uma série de performances inspiradas na obra homônima de Conceição Evaristo, escritora brasileira de ficção, cujo trabalho articula, através de lentes afro-diaspóricas, questões de violência, resilência e saúde mental, dentre outras.

Oficina Kombucha Kuir por Universidad Desconocida

11 de maio, 14h às 18h / Inscrições abertas / 2019

Nesta oficina colaborativa, participantes são convidados a trazer de casa legumes prestes a apodrecer que serão utilizados na produção de fermentados com vinagres e açúcar.

Homenagem a Amós Oz

04 de maio, 14h às 20h / Eventos acolhidos / 2019

Casa do Povo, Instituto Brasil-Israel – IBI e Companhia das Letras convidam para um tributo ao intelectual israelense Amós Oz que faleceu em 2018, aos 79 anos. Além de uma programação diversa com debate, exposição e cinema, haverá o lançamento de duas obras do autor: Sumchi e Do que é feita a maçã.

Oficina Ateliê Vivo

Sábados, das 14h às 20h / Atividade regular

O Ateliê Vivo é uma biblioteca pública de modelagens disponibilizada aos sábados em um ateliê aberto. O público interessado em construir uma peça de roupa pode trazer seu próprio tecido e costurar a partir dos moldes e maquinários disponíveis.

Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter

17, 18 e 19 de maio / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe mais uma Introdução à Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter. O evento imersivo é organizado pelo Coletivo de diálogo e diversidade de táticas, e desta vez terá a duração diferente de outras edições.

Cidade por Mark Lewis

06 a 27 de abril / Exposição / 2019

Cidade apresenta dois filmes inéditos do artista anglo-canadense Mark Lewis comissionados pela Casa do Povo. Os filmes são exibidos de forma contínua dentro do horário de funcionamento.

Seminário Arquitetura para autonomia

30 de Março / A Casa Acolhe / 2019

Através da criação de um espaço de reflexão, diálogo e trocas de experiências, o evento pretende compartilhar uma inquietação – onde arquitetura, cidade, autonomia e educação se encontram?

Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter

23 e 24 de fevereiro / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe mais uma Introdução à Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter. O evento imersivo é organizado pelo Coletivo de diálogo e diversidade de táticas. Leia as instruções sobre o funcionamento do evento e como participar.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #21 com Rogério Cukierman

05 de outubro, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Partindo da liturgia tradicional e comparando-a a outros textos judaicos clássicos e contemporâneos, o encontro #21 do Círculo de Reflexão, que traz o rabino Rogério Cukierman como convidado, explora metáforas e teologias alternativas à compreensão das possibilidades religiosas da tradição judaica.

Oficina Arquivo Vivo Caminhos de reativação dos arquivos da Casa do Povo

05, 06 e 07 de abril / 2018

Oficina teórico-prática coordenada por Carolina Bonfim com inscrições abertas. A oficina dialoga com o projeto Arquivo Vivo, que ao longo do ano vem discutindo a reativação dos acervos da Casa do Povo através de diferentes formatos.

Arquivo Vivo Biblioteca da Casa do Povo

Terça a sábado, 14h às 19h / Projetos permanentes

A Biblioteca materializa uma série de convivências invisíveis e saberes coletivos que acontecem diariamente na Casa do Povo, colocando em um mesmo lugar práticas que normalmente acontecem em tempos e espaços separados.

Nossa Voz

Nossa Voz é uma publicação da Casa do Povo. O jornal existiu junto à instituição, de 1947 a 1964, com textos em ídiche e português e um perfil editorial alinhado aos ideais de esquerda. Foi fechado pela ditadura militar, obrigando o seu editor-chefe Hersch Schechter e outros colaboradores a se exilarem. Foi relançado, em 2014, mantendo um diálogo com as suas premissas históricas e tendo seus eixos editoriais repensados.

O comitê editorial conta com representantes das mais diversas áreas e se reúne regularmente para discutir as pautas que levam em conta a cidade, a memória e as práticas artísticas em consonância com a situação política atual.

A publicação tem distribuição gratuita e pode ser retirada na Casa do Povo durante o horário de funcionamento, nas instituições parceiras e em alguns estabelecimentos comerciais do bairro do Bom Retiro em São Paulo.

Acesse  as edições recentes abaixo.
Clique aqui para ver as edições antigas do Nossa Voz (de 1947 a 1964).

Leia online

Povo da Casa

Entre coletivos artísticos, movimentos autônomos, iniciativas comunitárias e associações do Bom Retiro, a Casa do Povo reúne projetos que fazem uso do espaço e participam de seu funcionamento. Essa comunidade autogerida, chamada Povo da Casa, desenhou uma série de acordos que garantem a sua participação na vida institucional. Forma-se, assim, um povo em constante construção – um encontro de iniciativas coletivas que driblam as diferenças culturais para criar um conjunto cuja unidade nasce de sua heterogeneidade e mobilidade.

Parquinho Gráfico

Mantido por artistas, coletivos e designers, o Parquinho aproxima práticas de edição, design, impressão e acabamento que buscam gerar autonomia e autossuficiência para projetos e parcerias na produção gráfica.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #27 com Giselle Beiguelman

18 de abril, 11h às 13h / Grupo de estudos

A  reinvenção dos espaços públicos, a acelerada invasão da esfera privada e as contribuições e riscos das redes digitais são tema do Círculo de Reflexão #27. A conversa online será mediada por Giselle Beiguelman, historiadora, professora da FAU-USP, artista e pesquisadora de temas relativos à arte digital, políticas de preservação e da memória, arte e ativismo na cidade em rede.

Legítima Defesa Residência para Coletivos

Fevereiro a abril / 2020 - Confira a programação

A Casa do Povo recebe o coletivo Legítima Defesa, selecionado pela chamada aberta da Residência para Coletivos realizada em 2019. Intercalando períodos de pesquisa com atividades públicas, a residência conta com uma série de intervenções.

Shlepers

Shlepers pretende ser um espaço de sociabilização para judeus que se sentem desconfortáveis no main stream da comunidade e buscam algum espaço aconchegante para sentirem-se, de alguma forma, judeus.

GE [grupo maior que eu] Pesquisas e estudos em processos criativos

O GE é um grupo de pesquisa intensivo e extensivo de experiência transdisciplinar para uma política da imaginação.

Parteironas Bruxonas

Residência para Coletivos / 2018

Formada por estudantes do curso de Obstetrícia da EACH-USP, as Parteironas Bruxonas desenvolvem oficinas e rodas de conversa para promover o autocuidado das mulheres na sua integralidade e complexidade, colocando-as no centro do processo de cuidado.

Coral Tradição

O Coral Tradição canta exclusivamente na língua ídiche e desenvolve suas atividades na Casa do Povo desde 1989. Seu reperório é composto por músicas folclóricas e populares com o objetivo de preservar as canções e outros valores culturais criados em ídiche para transmiti-los às novas gerações.

Grupo Mexa

O Grupo MEXA se utiliza de táticas artísticas para defender e promover o encontro da diversidade da população em situação de vulnerabilidade social. O grupo foi selecionado em 2016 pela Residência para Coletivos e desde então continua usando o espaço para o desenvolvimento de suas práticas.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo

O Círculo de Reflexão propõe leituras e conversas sobre temas candentes que envolvem a vida judaica, formando-se um espaço de diálogo qualificado pela contribuição dos participantes.

Mitchossó Grupo de estudos

Mitchossó reúne pessoas da colônia coreana para compartilhar relatos e experiências pessoais, questionando assuntos considerados polêmicos ou proibidos dentro da comunidade a fim de criar novos laços de cumplicidade.

ColetivA Ocupação

A ColetivA Ocupação é encontro entre estudantes, artistas e performers que se conheceram durante as ocupações decorrentes da reorganização escolar proposta pelo Governo do Estado de São Paulo em 2015 e 2016.

Énois Escola de Jornalismo

A Énois usa o jornalismo como ferramenta para que o jovem possa interpretar o mundo à sua volta, questionar seu papel na sociedade e também atuar como jornalista.

Publication Studio São Paulo

Publication Studio é um laboratório para publicações, permitindo encontros para produção e circulação de livros e, dessa forma, fomentando a vida social do livro e a formação de um público leitor.

Ocupeacidade

O Ocupeacidade é um encontro de pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos espaços públicos da cidade.

Coletivo de diálogo e diversidade de táticas

O grupo se foca na maneira que escutamos uns aos outros e como convivemos nos sistemas sociais, buscando contribuir para a construção de um mundo onde caibam muitos mundos.

Ateliê Vivo

O Ateliê Vivo propõe trabalhar a autonomia no processo de construção de uma peça de roupa por meio do resgate de técnicas manuais.

Boxe Autônomo

O Boxe Autônomo atua em ocupações e espaços públicos da cidade, entendendo o esporte como direito social e como uma plataforma de combate a todas as formas de discriminação.

Lote

O Lote é formado por artistas residentes e atravessado por outros artistas e interventores convidados através de diferentes ações promovidas pela residência.

Sí, Yo Puedo!

O Sí, Yo Puedo! luta pelo pleno direito a migração, e acredita na educação como principal ferramenta para a construção de uma sociedade efetivamente inclusiva e multicultural.

Oficina Arquivo Vivo Acervo incorporado: o corpo como arquivo

11 e 12 de dezembro / Inscrições abertas até 05 de dezembro

Oficina teórico-prática coordenada por Carolina Bonfim com inscrições abertas. A oficina dialoga com o projeto Arquivo Vivo, que ao longo do ano vem discutindo a reativação dos acervos da Casa do Povo através de diferentes formatos.

https://casadopovo.org.br/guia-dos-lugares-dificeis-de-sao-paulo/