Organizada pela Visual AIDS, a 29ª edição do Dia Com(Sem) Arte [Day With(Out) Art] acontece no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, apresentando neste ano DESFECHO EM DISPUTA, LEVANTE ATIVISTA [ALTERNATIVE ENDINGS, ACTIVIST RISINGS], uma sequência de minidocumentários sobre ativismo de pessoas vivendo com HIV/aids. A programação acontece simultaneamente em diversas cidades ao redor mundo. Em São Paulo, acontecerá em dois lugares – um deles é a Casa do Povo, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo em parceria com o Grupo Mexa e, este ano, com o coletivo Revolta da Lâmpada.
DESFECHO EM DISPUTA, LEVANTE ATIVISTA aborda o impacto da arte no ativismo e na luta contra a AIDS, comissionando vídeos em curta-metragem de seis coletivos e organizações comunitárias nos Estados Unidos — ACT UP NY, Positive Women’s Network – USA, Sero Project, The SPOT, Tacoma Action Collective, e VOCAL-NY. Os vídeos exibidos no programa apresentam estratégias organizacionais, da ação direta aos prestadores de serviços básicos, passando pela construção de um movimento contra o estigma da doença, enquanto analisa o papel de práticas criativas nas respostas à atual crise da AIDS.
A programação procura refletir as urgências da atual epidemia de HIV/AIDS ao apontar preocupações políticas. Nos vídeos apresentados, são abordados assuntos como a violência contra a população negra, a criminalização do HIV, a situação dos sem-teto e os efeitos desproporcionais do HIV em comunidades marginalizadas. Em um momento de crescente interesse pelas histórias do ativismo contra a AIDS, DESFECHO EM DISPUTA, LEVANTE ATIVISTA evidencia engajamentos contemporâneos entre ativistas, artistas e trabalhadores da cultura situados nas linhas de frente.
Programação
17h30
Lançamento dos livros E se eu fosse puRa, de Amara Moira, e Putafeminista, de Monique Prada, seguido de conversa com as autoras.
20h
Exibição dos filmes do Visual AIDS
21h
Bate-papo com Carué Contreiras e Cadu de Oliveira (Revolta da Lâmpada) com a participação de Bianka Mahafe e
Lorhany Barbosa (TransAmigas)
A outra exibição do Day With(Out)Art em São Paulo acontece no evento Amem PositHIVas no Topo.
Dia Com(Sem) Arte [Day With(Out) Art]
Em 1989, para conscientizar o público de que a AIDS pode atingir a todos e inspirar ações positivas, a Visual AIDS apresentou o primeiro Day With(out) Art, estimulando museus e instituições de arte ao redor do país a cobrirem suas obras de arte, escurecerem suas galerias ou até permanecerem fechados ao longo do dia para representar simbolicamente a assustadora possibilidade de um futuro sem arte ou artistas. Desde então, o Day With(out) Art tem crescido e tornado-se um projeto colaborativo anual no qual organizações de todo o mundo apresentam exposições, projeções de filmes e programas públicos para destacar o trabalho de artistas HIV positivos e obras que abordam assuntos contemporâneos ligados à atual crise de AIDS.
Visual AIDS
Fundada em 1988, a Visual AIDS é a única organização de arte contemporânea totalmente comprometida com a prevenção do HIV e da AIDS, com a conscientização sobre a AIDS através da produção e apresentação de projetos de artes visuais, ao mesmo tempo em que dá assistência a artistas vivendo com HIV/AIDS e preserva o trabalho desses artistas, assim como as contribuições artísticas do movimento de luta contra a AIDS.