Programação
Nossa voz

A programação da Casa do Povo amplia a noção de cultura, incorporando, além das práticas artísticas, diversas atividades como práticas corporais e de cuidado com a saúde. O código de cores, filtros e tags no site auxiliam a localização desse emaranhado de pessoas e iniciativas. Porosa, mutante e crítica, a programação permite que a instituição possa se estruturar sem se engessar, reinventar-se sem se precarizar, internacionalizar-se sem perder sua atuação local, para, enfim, experimentar outras formas de existência.

Atividades regulares

Cursos
Busca-se oferecer uma programação que desperte interesse no bairro e no Povo da Casa, a partir de práticas originais e acessíveis (para quem oferece, para quem acolhe e para quem frequenta).

Grupos de estudos
Em diálogo com os eixos de trabalho da Casa do Povo, os grupos de estudo têm modos de funcionamento diversos, alguns focados em processos, discussões e leituras internas e outros capazes de se desdobrarem em programações públicas

Projetos

Obras comissionadas
A Casa do Povo convida artistas para desenvolverem trabalhos inéditos, adaptando sua estrutura física e garantindo a existência plena de cada projeto que realiza.

Publicações
Cada publicação é entendida como uma extensão dos projetos desenvolvidos e como parte da programação.

Plataformas
Mesclando processos e resultados, discursos e gestos, produção artística e acadêmica, a Casa do Povo promove encontros sobre temas específicos em consonância com as urgências do presente.

A Casa acolhe

O Povo da Casa pode promover atividades públicas que integram a programação. Propositalmente descontínuas e flutuantes, essas atividades dialogam de forma estreita com os eixos de trabalho da instituição e ajudam a Casa do Povo a ser maior do que ela mesma, transbordando vida comunitária.

Projetos e propostas podem ser enviados para o e-mail

info@casadopovo.org.br e serão avaliados. Paralelamente, com o intuito de incentivar esse movimento, abre-se uma chamada aberta anual destinada exclusivamente a práticas coletivas.

Saiba mais como usar o espaço.

Corações à desmedida / SP Homenagem à Rochelle Costi

23 de março a 06 de abril

A exposição proposta pelo Solar dos Abacaxis em parceria com a Casa do Povo e a Casa de Cultura Mario Quintana cria um gesto coletivo de homenagem à artista Rochelle Costi no marco de um ano de sua passagem ocorrida em novembro de 2022.

Sobre hospitalidade: Entrada, escada, porta, torneira, campainha

Abertura 23 de março, das 13h às 17h

O projeto se concentra em quatro intervenções principais: uma campainha concebida pelo artista Vitor Cesar, um ponto de água potável para a população do Bom Retiro, a renovação das portas originais da fachada e melhorias na acessibilidade das escadarias.

Acervos

Acesse o banco de dados online

A preservação da memória é um dos eixos de atuação da Casa do Povo. Os acervos atravessam a história da instituição e reúnem uma vasta documentação, da década de 1930 e até a atualidade.

Publicação para download / TAIB: uma história do teatro

Com organização da Casa do Povo e Narrativa Um, o livro TAIB: uma história do teatro reúne textos inéditos e uma densa pesquisa histórica e iconográfica para contar uma das mais singulares histórias do teatro paulista e brasileiro. Saiba mais.

Poperópera Transatlântica Grupo MEXA

Temporada de 9 a 26 de novembro / Gratuito

A epopeia encontra a pista de dança neste espetáculo que combina elementos da ópera e da cultura da noite dos anos 90 para narrar histórias do Grupo MEXA inspiradas na Odisséia de Homero. Ingressos disponíveis para a temporada de Poperópera Transatlântica. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #68 Com Heloisa Pait

Sábado, 23 de setembro, das 11h às 12h30 / Atividade regular

Em uma época de mudanças na linguagem e nas formas de comunicação, o que é a escrita hoje? Como preservá-la ou reinventá-la, e qual a importância disso? O Círculo de Reflexão do mês de setembro se reúne em torno destas perguntas com Heloisa Pait, que aborda em seu doutorado os desafios individuais da comunicação mediada.

Manto em movimento Glicéria Tupinambá

02 de setembro a 09 de dezembro

O projeto torna visível o longo processo coletivo que sustenta o reencontro de Glicéria Tupinambá com sua ancestralidade por meio da confecção dos mantos. Sonhos, mapas, iconografias, textos, viagens povoam o quebra-cabeças que a artista vem compondo junto ao seu povo e que é compartilhado com o público em uma exposição iconográfica nos acervos da Casa do Povo.

TAIB: uma história do teatro

15 de junho a 19 de agosto / Exposição em cartaz

A exposição TAIB: uma história do teatro apresenta a trajetória singular do Teatro de Arte Israelita Brasileiro (TAIB), localizado no subsolo da Casa do Povo.  Com realização do Goma Oficina, a proposta celebra a história desse espaço de resistência e sua importância para a cidade.

 

80 anos de Levantes

19 de abril a 06 de maio / Confira a programação

O Levante do Gueto de Varsóvia comemora 80 anos. Em parceria com ICUF – Ídiche Kultur Farband, Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil e Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Casa do Povo tem o prazer de divulgar as comemorações que se desdobram em uma série de eventos entre os dias 19 de abril e 16 de maio. 

Rebut Tanah Kita / Retomada da Terra Taring Padi

30 de março, 10h às 18h

A Casa do Povo recebe o coletivo Taring Padi (Indonésia), para uma residência artística em parceria com Framer Framed (Amsterdã) e Escola Nacional Florestan Fernandes do MST (São Paulo). Como parte das atividades, um encontro para a produção de fantoches de papelão acontece no dia 30 de março. Saiba mais. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #61 Com Daisy Perelmutter

25 de fevereiro, sábado, das 11h00 às 12h30 / Atividades regulares

Nesta edição, o Círculo convida Daisy Perelmutter, doutora em história social, para uma conversa sobre memória, a diversidade de caminhos compõem percursos de reconhecimento da judeidade e sua pesquisa sobre artistas judeus brasileiros através da história oral.

O Bom Retiro é o Mundo: um podcast original do bairro

A Casa do Povo, o coletivo Bom Retiro é o Mundo e Yarrow Global lançam um podcast original desse bairro feito de tantos bairros, mostrando várias faces da vizinhança em cinco temas: comida, disputa pelo espaço cultural e étnico, futebol, pessoas em situação de rua e prostituição.

Residência para Coletivos 2023

Inscrições encerradas

A 6ª edição da Residência para Coletivos ao longo de 3 meses na Casa do Povo, em São Paulo e no JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte. Acesse o resultado da chamada aberta.

Encontro de Corais 2022

12 de novembro / 15h às 18h

O Encontro de Corais é uma celebração proposta pelo Coral Tradição que reúne corais amadores da cidade de São Paulo compartilhando demonstrações de seus repertórios. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #56 com Rabino Clifford Kulwin

17 de setembro / 15h30 ás 17h

Este #56 encontro passeará por um período de mil anos de literatura para compreender o antissemitismo, com textos escritos em diversos idiomas, incluindo El Cid, O mercador de Veneza, Oliver Twist, Tarás Bulba de Nikolai Gógol, entre outros. Todos serão apresentados com tradução para o português.

Olhar Pikler Graziela Kunsch / documenta fifteen

10, 17 e 24 de setembro

Como parte de seu projeto Creche Parental Pública em exposição na documenta fifteen (Alemanha), a artista e educadora Graziela Kunsch realiza um programa internacional na Casa do Povo, a partir de inspirações na abordagem pedagógica da pediatra húngara Emmi Pikler (1902-1984), que revolucionou a forma de olhar bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos de idade.

Nossa Voz em contexto

23 de julho a 30 de agosto de 2022

Para celebrar a nova edição de Nossa Voz, que chega agora ao número 1.022, a Casa do Povo realiza uma ativação em seu acervo reunindo documentos inéditos como exemplares antigos e recentes do jornal, cartas e relatos ligados ao Nossa Voz.

Rotten TV Daniel Lie

Projeto em andamento / Assista online

Rotten TV é uma plataforma de pesquisa online que estuda o tema da Podridão. Idealizado e coordenado por Daniel Lie, o projeto aproveita as discussões da COP26 para partilhar trabalhos de artistas e pensadores que repensam ideias sobre morte, vida e renovação dos ecossistemas, articulando ideias que atravessam a noção de apodrecimento e seus mais diversos simbolismos.

Nossa Voz #1022 Proliferações

Proliferações é o tema da nova edição de Nossa Voz. A publicação editada pela Casa do Povo reúne colaborações inéditas entre ensaios, relatos, entrevistas, intervenções visuais, ficções e não ficções. Diferentes formatos  propõem diferentes maneiras de ler e ecoar as vozes que compõem cada edição. Saiba mais.

Cestinha aberta Oficinas sobre educação alimentar para crianças

09 e 10 de julho / Inscrições online ou presenciais na Casa do Povo

A oficina consiste em brincadeiras sobre educação alimentar de forma lúdica e acessível para crianças entre 6 e 10 anos. A ideia é apresentar todas as etapas de produção dos alimentos, da horta ao nosso prato de comida, incentivando a autonomia a partir de conversas sobre alimentação e saúde. Saiba mais.

MITsp [Mostra Internacional de Teatro de SP]

04 a 10 de junho / Ações pedagógicas

A Casa do Povo recebe parte da programação da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Duas atividades que integram as ações pedagógicas da mostra acontecem entre os dias 4 e 10 de junho. Confira a programação e como participar.

Mini curso: Memórias, arquivos e coletividades

07 e 09 de junho / Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o mini curso Memória, arquivos e coletividades, uma proposta de difusão dos acervos da Casa do Povo voltada para colaboradores de centros culturais, movimentos, coletivos e pessoas que queiram pensar a organização de seus próprios acervos documentais. Saiba mais. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #52 com Benjamin Seroussi

14 de maio, sábado, 11h / Presencial

Que formas de fazer cultura envolvem o repertório, as tradições e mesmo a vida religiosa a partir de novas abordagens? O Círculo aborda essas questões com a apresentação de Benjamin Seroussi, diretor executivo da Casa do Povo, além de curador, editor e gestor cultural.

Biblioteca livre

Segunda a sábado, das 10h às 18h

A Biblioteca livre ocupa as escadas da entrada da Casa do Povo e funciona como um espaço de troca e circulação de livros durante o horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 10h às 18h.

79º Levante do Gueto de Varsóvia

19 de abril, terça, 19h

Comemorado anualmente, o Levante do Gueto de Varsóvia é um marco fundador da Casa do Povo. A cerimônia conecta o passado e o presente da instituição, que, neste ano, se junta à Casa Sueli Carneiro para se solidarizar com os levantes negros e convida Lucia Xavier, fundadora da ONG Criola, como oradora da noite.

SP–Arte 2022 Daniel Lie e Regina Dabdab

06 a 10 de abril

Para a 18ª edição da SP-Arte, a Casa do Povo lança Comum Presença, uma colaboração inédita entre as artistas Daniel Lie e Regina Dabdab. São 30 obras que funcionam como amuletos de sorte criadas a partir de elementos encontrados pela instituição, que estarão à venda na feira e terão sua arrecadação integralmente revertida para um fundo de obras no prédio.

Palavra da Gente Grupo de alfabetização popular

Segunda a quinta, 19h às 21h / Presencial

Projeto de alfabetização popular criado pelo grupo de voluntariado da Casa do Povo e voltado a quem quer aprender a ler ou quer melhorar as habilidades de leitura e escrita que já tem.

Fazendo junto: Cooperativismo e Autogestão

12 de março, 10h às 13h / Inscrições abertas

Iniciativas que vivem o cooperativismo e a autogestão no dia a dia compartilham seus desafios e perspectivas em um encontro presencial na Casa do Povo. Participam do encontro o Movimento Sem Terra (MST), Passe Livre (MPL), BIRICO e Arco Escola-Cooperativa. A atividade é parte da programação formativa do voluntariado da Casa do Povo. Inscreva-se.

OPY Avaxi

10 de fevereiro, 18h30 às 21h / Evento presencial

O encontro é uma parceria com a Pinacoteca, Centro de Trabalho Indigenista, a Comissão Guarani Yvyrupa e as comunidades das Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, reunindo uma programação em torno da cultura do milho guarani.

Nossa Voz

Publicação da Casa do Povo

Nossa Voz é a publicação da Casa do Povo. A cada edição, reúne ensaios, entrevistas, relatos e intervenções artísticas. A publicação é distribuída gratuitamente na Casa do Povo e em iniciativas parceiras. Saiba mais.

Noa Eshkol: corpo coletivo

21 de agosto a 15 de outubro / Terça a sabádo, das 12h às 18h

A exposição é uma correalização da Casa do Povo com a Fundação Bienal de São Paulo e integra a rede da 34ª Bienal. As obras de Eshkol também estarão na mostra da 34ª Bienal. Por meio de documentos, obras têxteis e vídeos, é destacado o caráter coletivo e comunitário do trabalho de Noa Eshkol, que se cruza e se confunde em tantos momentos com a própria história da Casa do Povo.

Memória Viva: Cooperativa de Crédito Popular do Bom Retiro Aula aberta com Stephanie Guerra

18 de setembro, 11h / Online

A atividade faz parte de Memória Viva, um ciclo de conversas públicas que convida as comunidades coreana, judaica e boliviana a compartilhar ferramentas coletivas usadas para dar suporte e acolher os imigrados que por aqui chegavam.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #43 Com Rabina Luciana Pajecki Lederman

21 de agosto, sábado, 11h / Encontro online

Como compreender a diferença entre avanços consolidados em determinados grupos e situações de exclusão evidente em outros? Quais narrativas, dentro da própria tradição, dão suporte a esse debate? O Círculo #43 convida a Rabina Luciana Pajecki Lederman para esta conversa.

Nossa Voz #1021 Regenerações

A edição #1021 do jornal Nossa Voz chega em abril à Casa do Povo. A publicação se desdobra em ensaios, entrevistas, relatos e intervenções artísticas ao redor do tema Regenerações.  Retire seu exemplar na Casa do Povo ou faça parte do programa de apoio e receba um exemplar em casa. 

CASA-ESCOLA: Ool by Luiza Crosman

Inscrições encerradas / 2022

CASA-ESCOLA é o projeto pedagógico da Casa do Povo. Ool é o nome desta edição, desenvolvida pela artista Luiza Crosman. O programa imersivo acontece entre agosto de 2021 e junho de 2022. Acesse a proposta completa aqui.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #41 com João Koatz Miragaya

26 de junho, sábado, das 11h às 12h30 / Atividade online

Nesta edição do Círculo, João Koatz Miragaya, historiador, educador e escritor, é convidado para falar sobre o fim do governo de Benjamin Netanyahu e se as mudanças políticas levam de fato a novos resultados em Israel.

Acervos em diálogo

10 e 11 de junho / Online

A Casa do Povo participa da 5ª Semanal Nacional de Arquivos com três conversas que trazem reflexões sobre a relação entre arquivos e direitos humanos. Transmissão ao vivo no Facebook. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #40 com Michel Laub

29 de maio, às 11h / Online

O Círculo de Reflexão receberá como convidado o escritor Michel Laub, autor de obras como Solução de dois Estados, Diário da queda e O tribunal da quinta-feira O encontro é uma parceria com a Revista Quatro Cinco Um.

78º Levante do Gueto de Varsóvia

Acesse o podcast

Entre 19 de abril a 16 de maio de 2021, a Casa do Povo compartilha Levante-se, um podcast que marca as comemorações do 78º do Aniversário do Gueto de Varsóvia. Os episódios acompanham os acontecimentos históricos e trazem depoimentos de pessoas que conectam levantes do passado e do presente.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #38 Com Martha Kiss Perrone e Juliano Abramovay

20 de março, sábado, 15h às 16h30 / Encontro online

Neste ano, o espetáculo ídiche Um Sonho de Goldfadn ganha uma releitura na Casa do Povo com a peça Um Sonho de G.. O encontro #38 do Círculo recebe Martha Kiss Perrone, diretora da nova montagem, e Juliano Abramovay, diretor musical, para uma conversa sobre os sentidos contemporâneos do texto e o processo da releitura.

Acervos em diálogo Casa do Povo e Arquivo Nacional

7 de maio, 18h / Online

Acervos em diálogo é uma série de encontros online organizados pela Casa do Povo para discutir as relações entre acervos e documentos populares, tendo como foco questões como a transparência e acesso à informação em arquivos públicos e a importância das instituições no fortalecimento dos direitos humanos.

Passeio sonoro pelo Bom Retiro

Audioguia que conta a história do nosso bairro

O trajeto de 55 minutos do audioguia começa e termina na Casa do Povo e percorre esquinas e ruas, comércios tradicionais, sinagogas e construções significativas para a história do bairro. Para acessar, basta usar um fone de ouvido e acessar a playlist no Soundcloud. Saiba mais.

TAIB 60 anos Envie sua história!

A história de 60 anos do TAIB não está só nas fotos e documentos do arquivo da Casa do Povo, mas também na memória de cada uma das pessoas que frequentaram o teatro nos seus anos de glória e de decadência. Participe da construção coletiva do arquivo sobre o TAIB. 

Assim elas comemoram a vitória Yael Bartana

Obras comissionadas

Assim elas comemoram a vitória é um neon que ocupa o hall de entrada do prédio da Casa do Povo criado pela artista isralense Yael Bartana a partir de uma pesquisa pelo arquivo da instituição.

Rádio ânsia

Acesse todos os programas

Rádio ânsia é uma plataforma de encontros sobre ecologias kuir. Um projeto da Universidad Desconocida (UU) com a Casa do Povo.

Grupo de consumo responsável Cestas agroecológicas do MST

Entregas quinzenais às quintas, das 9h às 19h

A Casa do Povo é um ponto de distribuição quinzenal das cestas de orgânicos da agricultura familiar. As encomendas podem ser feitas diretamente no site do projeto. Saiba mais.

Jardim

O jardim da Casa do Povo é um processo coletivo que começou em 2018 baseado na proposta desenvolvida pelo artista e agroecologista Fernando García Dory, membro do INLAND-Campo Adentro, em diálogo com os coletivos da Casa do Povo, vizinhos e interessados.

A Dívida Impagável Denise Ferreira da Silva

Publicação para download / 2019

A Dívida Impagável, de Denise Ferreira da Silva, é uma publicação organizada pela Oficina de Imaginação Política com o apoio da Casa do Povo. O lançamento aconteceu em dezembro de 2019. Disponível para download.

Andar de cima Renata Lucas

Obras comissionadas / 2018

A obra Andar de cima (2018), de Renata Lucas, foi criada no entre turnos das eleições de 2018 como parte da mostra-manifesto Rejuvenesça!.

Almofadas pedagógicas Traplev

Obras comissionadas / 2019

As Almofadas Pedagógicas criadas por Traplev são dispositivos pedagógicos de re-alfabetização política que trazem registros, em imagem e texto, de diversas mobilizações populares do país, através de seus personagens, causas sociais e fatos históricos.

50 tons de vermelho Rodrigo Andrade

Obras comissionadas

50 tons de vermelho (2018) traz variações dessa cor que, no campo político, alude historicamente a movimentos progressistas. A presença visual da obra também deixa rastros que contam sobre seu processo de realização.

Metacozinha Vitor Cesar e Carol Tonetti

Obras comissionadas

A Metacozinha (2016) é o resultado de ideias e desejos que surgiram coletivamente: um espaço de descanso, um lugar de encontro, um suporte de objetos, um display para revistas, uma estrutura flexível, um objeto que se revela e se oculta.

Nossa Voz

Nossa Voz é uma publicação da Casa do Povo. O jornal existiu junto à instituição, de 1947 a 1964, com textos em ídiche e português e um perfil editorial alinhado aos ideais de esquerda. Foi fechado pela ditadura militar, obrigando o seu editor-chefe Hersch Schechter e outros colaboradores a se exilarem. Foi relançado, em 2014, mantendo um diálogo com as suas premissas históricas e tendo seus eixos editoriais repensados.

O comitê editorial conta com representantes das mais diversas áreas e se reúne regularmente para discutir as pautas que levam em conta a cidade, a memória e as práticas artísticas em consonância com a situação política atual.

A publicação tem distribuição gratuita e pode ser retirada na Casa do Povo durante o horário de funcionamento, nas instituições parceiras e em alguns estabelecimentos comerciais do bairro do Bom Retiro em São Paulo.

Acesse  as edições recentes abaixo.
Clique aqui para ver as edições antigas do Nossa Voz (de 1947 a 1964).

Leia online