Povo da Casa

Povo da Casa

Entre coletivos artísticos, movimentos autônomos, iniciativas comunitárias e associações do Bom Retiro, a Casa do Povo reúne projetos que fazem uso do espaço e participam de seu funcionamento. Essa comunidade autogerida, chamada Povo da Casa, desenhou uma série de acordos que garantem a sua participação na vida institucional. Forma-se, assim, um povo em constante construção – um encontro de iniciativas coletivas que driblam as diferenças culturais para criar um conjunto cuja unidade nasce de sua heterogeneidade e mobilidade.

Atendimentos de psicanálise com Clínica Aberta de Psicanálise

Sem atendimentos no dia 30/03 / Sábados, das 11h às 15h

A psicanálise é uma prática de cuidado que busca a transformação de impasses, emocionais e da vida, a partir da fala e da escuta mútua. A Clínica aberta de psicanálise é um projeto voluntário que oferece atendimentos gratuitos na Casa do Povo aos sábados, por ordem de chegada.

Prática de yoga com Yoga para todes

Terças e quintas, 10h30 e 20h

O projeto Yoga para Todes propõe uma prática de autoconhecimento e autocuidado que busca democratizar a atividade da yoga, tornando-a acessível  para todos os tipos de corpos. Saiba mais.

Treinos de boxe com Boxe Autônomo

Segunda a sábado / Vários horários

Partindo da experiência do esporte popular, o Boxe Autônomo oferece treinos de boxe na Casa do Povo com a proposta de uma academia livre e voltada ao bairro. Saiba aqui como treinar com o grupo.

Clube de Xadrez Três Rios (CX3R)

Quintas, às 19h

O Clube de Xadrez Três Rios (CX3R) é um grupo de pessoas que se reúnem na Casa do Povo para jogar xadrez. O coletivo é autogerido e aberto a novos integrantes.

Agroecologia sem plástico

Residência para Coletivos 2023

Selecionado pela chamada aberta da Residência para Coletivos, Agroecologia Sem Plástico é um grupo de estudo flutuante que pesquisa o desenvolvimento de embalagens compostáveis e sem plástico para a rede agroecológica de São Paulo.

Grupo Mexa

O  MEXA se utiliza de táticas artísticas para defender e promover o encontro da diversidade da população em situação de vulnerabilidade social. O grupo foi selecionado em 2016 pela Residência para Coletivos e desde então continua usando o espaço para o desenvolvimento de suas práticas.

Z0NA

Z0NA é uma iniciativa do coreógrafo Cristian Duarte para estar, criar, produzir, difundir, co/mover o pensamento e excitar a percepção com dança em companhia de artistas que gostam, apoiam e promovem o trânsito entre as diversas áreas do conhecimento, entre linguagens, criando contextos de experimentação e formação em dança na cidade de São Paulo.

Coral Tradição

Ensaios toda segunda, às 19h

O Coral Tradição canta exclusivamente na língua ídiche e desenvolve suas atividades na Casa do Povo desde 1989. Seu reperório é composto por músicas folclóricas e populares com o objetivo de preservar as canções e outros valores culturais criados em ídiche para transmiti-los às novas gerações.

Fundo FICA

Iniciativa do Fundo FICA, o projeto Compatilha tem como objetivo oferecer alternativas dignas de moradia aos moradores de cortiços e pensões do bairro do Bom Retiro. 

Parquinho Gráfico

Espaço de colaboração

Mantido por artistas, coletivos e designers, o Parquinho aproxima práticas de edição, design, impressão e acabamento que buscam gerar autonomia e autossuficiência para projetos e parcerias na produção gráfica.

Sabão do Povo

Sabão do Povo é um coletivo de mulheres que desenvolve produtos naturais 100% artesanais, biodegradáveis, sem conservantes e aditivos químicos sintéticos, com preço justo e em sintonia com o meio ambiente.

Publication Studio São Paulo

PS_São Paulo é um projeto editorial que alia edição, produção e circulação de livros em seu espaço como busca por autossuficiência e investigação sobre a prática de publicar. O coletivo é residente da Casa do Povo e atua no espaço do Parquinho Gráfico.

Legítima Defesa

A Casa do Povo recebe o coletivo Legítima Defesa, selecionado pela chamada aberta da Residência para Coletivos realizada em 2019. Intercalando períodos de pesquisa com atividades públicas, a residência conta com uma série de intervenções.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo

O Círculo de Reflexão propõe leituras e conversas sobre temas candentes que envolvem a vida judaica, formando-se um espaço de diálogo qualificado pela contribuição dos participantes.

ColetivA Ocupação

A ColetivA Ocupação é encontro entre estudantes, artistas e performers que se conheceram durante as ocupações decorrentes da reorganização escolar proposta pelo Governo do Estado de São Paulo em 2015 e 2016.

Énois

A Énois usa o jornalismo como ferramenta para que o jovem possa interpretar o mundo à sua volta, questionar seu papel na sociedade e também atuar como jornalista.

Ocupeacidade

O Ocupeacidade é um encontro de pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos espaços públicos da cidade.

Coletivo de diálogo e diversidade de táticas

O grupo se foca na maneira que escutamos uns aos outros e como convivemos nos sistemas sociais, buscando contribuir para a construção de um mundo onde caibam muitos mundos.