Aos Vivos (Antígona) – debate n.2

A programação da Casa do Povo amplia a noção de cultura, incorporando, além das práticas artísticas, diversas atividades como práticas corporais e de cuidado com a saúde. O código de cores, filtros e tags no site auxiliam a localização desse emaranhado de pessoas e iniciativas. Porosa, mutante e crítica, a programação permite que a instituição possa se estruturar sem se engessar, reinventar-se sem se precarizar, internacionalizar-se sem perder sua atuação local, para, enfim, experimentar outras formas de existência.

Atividades regulares

Cursos
Busca-se oferecer uma programação que desperte interesse no bairro e no Povo da Casa, a partir de práticas originais e acessíveis (para quem oferece, para quem acolhe e para quem frequenta).

Grupos de estudos
Em diálogo com os eixos de trabalho da Casa do Povo, os grupos de estudo têm modos de funcionamento diversos, alguns focados em processos, discussões e leituras internas e outros capazes de se desdobrarem em programações públicas

Projetos

Obras comissionadas
A Casa do Povo convida artistas para desenvolverem trabalhos inéditos, adaptando sua estrutura física e garantindo a existência plena de cada projeto que realiza.

Publicações
Cada publicação é entendida como uma extensão dos projetos desenvolvidos e como parte da programação.

Plataformas
Mesclando processos e resultados, discursos e gestos, produção artística e acadêmica, a Casa do Povo promove encontros sobre temas específicos em consonância com as urgências do presente.

A Casa acolhe

O Povo da Casa pode promover atividades públicas que integram a programação. Propositalmente descontínuas e flutuantes, essas atividades dialogam de forma estreita com os eixos de trabalho da instituição e ajudam a Casa do Povo a ser maior do que ela mesma, transbordando vida comunitária.

Projetos e propostas podem ser enviados para o e-mail

info@casadopovo.org.br e serão avaliados. Paralelamente, com o intuito de incentivar esse movimento, abre-se uma chamada aberta anual destinada exclusivamente a práticas coletivas.

Saiba mais como usar o espaço.

Corações à desmedida / SP Homenagem à Rochelle Costi

23 de março a 06 de abril

A exposição proposta pelo Solar dos Abacaxis em parceria com a Casa do Povo e a Casa de Cultura Mario Quintana cria um gesto coletivo de homenagem à artista Rochelle Costi no marco de um ano de sua passagem ocorrida em novembro de 2022.

Sobre hospitalidade: Entrada, escada, porta, torneira, campainha

Abertura 23 de março, das 13h às 17h

O projeto se concentra em quatro intervenções principais: uma campainha concebida pelo artista Vitor Cesar, um ponto de água potável para a população do Bom Retiro, a renovação das portas originais da fachada e melhorias na acessibilidade das escadarias.

Acervos

Acesse o banco de dados online

A preservação da memória é um dos eixos de atuação da Casa do Povo. Os acervos atravessam a história da instituição e reúnem uma vasta documentação, da década de 1930 e até a atualidade.

Publicação para download / TAIB: uma história do teatro

Com organização da Casa do Povo e Narrativa Um, o livro TAIB: uma história do teatro reúne textos inéditos e uma densa pesquisa histórica e iconográfica para contar uma das mais singulares histórias do teatro paulista e brasileiro. Saiba mais.

Poperópera Transatlântica Grupo MEXA

Temporada de 9 a 26 de novembro / Gratuito

A epopeia encontra a pista de dança neste espetáculo que combina elementos da ópera e da cultura da noite dos anos 90 para narrar histórias do Grupo MEXA inspiradas na Odisséia de Homero. Ingressos disponíveis para a temporada de Poperópera Transatlântica. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #68 Com Heloisa Pait

Sábado, 23 de setembro, das 11h às 12h30 / Atividade regular

Em uma época de mudanças na linguagem e nas formas de comunicação, o que é a escrita hoje? Como preservá-la ou reinventá-la, e qual a importância disso? O Círculo de Reflexão do mês de setembro se reúne em torno destas perguntas com Heloisa Pait, que aborda em seu doutorado os desafios individuais da comunicação mediada.

Manto em movimento Glicéria Tupinambá

02 de setembro a 09 de dezembro

O projeto torna visível o longo processo coletivo que sustenta o reencontro de Glicéria Tupinambá com sua ancestralidade por meio da confecção dos mantos. Sonhos, mapas, iconografias, textos, viagens povoam o quebra-cabeças que a artista vem compondo junto ao seu povo e que é compartilhado com o público em uma exposição iconográfica nos acervos da Casa do Povo.

CASA-ESCOLA: Matéria crítica para massa crítica

O novo programa da CASA-ESCOLA com coordenação de Amilcar Packer se manifesta por meio de atividades reservadas a um grupo de estudos via chamada aberta e atividades públicas como conversas com convidadas, produção e distribuição gratuita de textos e publicações. Saiba mais. 

TAIB: uma história do teatro

15 de junho a 19 de agosto / Exposição em cartaz

A exposição TAIB: uma história do teatro apresenta a trajetória singular do Teatro de Arte Israelita Brasileiro (TAIB), localizado no subsolo da Casa do Povo.  Com realização do Goma Oficina, a proposta celebra a história desse espaço de resistência e sua importância para a cidade.

 

Direito à memória: fazer coletivo

27 e 28 de junho / Seminário

O seminário de dois dias discute a importância de lembrar e esquecer nas sociedades a partir da atuação de movimentos sociais, organizações do terceiro setor e do poder público.  Confira a programação completa de falas e oficinas. 

10 anos de Junho de 2013

24 de junho, das 11h às 22h

A Casa do Povo acolhe uma série de atividades que abordam os 10 anos de Junho de 2013 e o futuro da luta por tarifa zero. O encontro acontece durante o dia 24 de junho e é organizado pela Autonomia Literária, Movimento Passe Livre (MPL-SP), Jacobin Brasil, Ponte Jornalismo, Fundação Rosa Luxemburgo, Sol y Sombra e editoras independentes.

Mulheres nos acervos Chamada aberta para pesquisadores

Inscrições encerradas

A Casa do Povo lança uma chamada aberta para pesquisadoras e pesquisadores interessados em investigar a participação das mulheres na construção da instituição com base em seus acervos documentais. Uma bolsa será disponibilizada para a realização da proposta. As inscrições estão abertas até 3 de julho.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #64 Com Peter Pál Pelbart

Sábado, 06 de maio, das 11h às 12h30 / Atividades regulares

A partir do livro “Esparsas: Notas sobre os papéis do Levante do Gueto de Varsóvia”, de Georges Didi-Huberman, e de certa literatura e cinematografia em torno da Shoá, o encontro será dedicado a explorar as dificuldades em torno da memória e do testemunho da catástrofe.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #63 Com Silvio Hotimsky

15 de abril, sábado, das 11h às 12h30 / Atividades regulares

Esta edição do Círculo tem a educação como tema central, e a conversa será conduzida por Silvio Hotimsky, educador e psicanalista.

80 anos de Levantes

19 de abril a 06 de maio / Confira a programação

O Levante do Gueto de Varsóvia comemora 80 anos. Em parceria com ICUF – Ídiche Kultur Farband, Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil e Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Casa do Povo tem o prazer de divulgar as comemorações que se desdobram em uma série de eventos entre os dias 19 de abril e 16 de maio. 

Rebut Tanah Kita / Retomada da Terra Taring Padi

30 de março, 10h às 18h

A Casa do Povo recebe o coletivo Taring Padi (Indonésia), para uma residência artística em parceria com Framer Framed (Amsterdã) e Escola Nacional Florestan Fernandes do MST (São Paulo). Como parte das atividades, um encontro para a produção de fantoches de papelão acontece no dia 30 de março. Saiba mais. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #61 Com Daisy Perelmutter

25 de fevereiro, sábado, das 11h00 às 12h30 / Atividades regulares

Nesta edição, o Círculo convida Daisy Perelmutter, doutora em história social, para uma conversa sobre memória, a diversidade de caminhos compõem percursos de reconhecimento da judeidade e sua pesquisa sobre artistas judeus brasileiros através da história oral.

O Bom Retiro é o Mundo: um podcast original do bairro

A Casa do Povo, o coletivo Bom Retiro é o Mundo e Yarrow Global lançam um podcast original desse bairro feito de tantos bairros, mostrando várias faces da vizinhança em cinco temas: comida, disputa pelo espaço cultural e étnico, futebol, pessoas em situação de rua e prostituição.

Residência para Coletivos 2023

Inscrições encerradas

A 6ª edição da Residência para Coletivos ao longo de 3 meses na Casa do Povo, em São Paulo e no JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte. Acesse o resultado da chamada aberta.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #60 Com Felipe Arruda

Sábado, 28 de janeiro, das 11h00 às 12h30 / Atividades regulares

Felipe Arruda, diretor executivo do Museu Judaico de São Paulo, é o convidado do primeiro Círculo do ano, que discute, entre outras questões, como gerar, a partir do dispositivo museu, um entrelaçamento de questões que produzem imagens e reflexões sobre o que é ser judeu.

Conscientizações Críticas Tecnológicas / Center for Arts, Design + Social Research

Inscrições até 20 de janeiro

A Casa do Povo acolhe a residência de pesquisa intensiva Conscientizações Críticas Tecnológicas, organizada pelo CAD+SR. O programa internacional acontece de 23 de abril a 3 de maio e está com inscrições abertas para artistas, designers, tecnólogas/tecnólogos, ativistas, acadêmicas/acadêmicos, escritoras/escritores e outras pesquisadoras/outros pesquisadores transdisciplinares. Saiba mais.

Lançamento: “Aos prantos no mercado” de Michelle Zauner

ATENÇÃO! ALTERAÇÃO DE HORÁRIO: 05 de novembro, sábado, 9h / A Casa acolhe

A Casa do Povo acolhe a Fósforo Editora para o lançamento do livro “Aos prantos no mercado”, tradução brasileira do best-seller de Michelle Zauner, vocalista e guitarrista da banda Japanese Breakfast.

Encontro de Corais 2022

12 de novembro / 15h às 18h

O Encontro de Corais é uma celebração proposta pelo Coral Tradição que reúne corais amadores da cidade de São Paulo compartilhando demonstrações de seus repertórios. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #56 com Rabino Clifford Kulwin

17 de setembro / 15h30 ás 17h

Este #56 encontro passeará por um período de mil anos de literatura para compreender o antissemitismo, com textos escritos em diversos idiomas, incluindo El Cid, O mercador de Veneza, Oliver Twist, Tarás Bulba de Nikolai Gógol, entre outros. Todos serão apresentados com tradução para o português.

Olhar Pikler Graziela Kunsch / documenta fifteen

10, 17 e 24 de setembro

Como parte de seu projeto Creche Parental Pública em exposição na documenta fifteen (Alemanha), a artista e educadora Graziela Kunsch realiza um programa internacional na Casa do Povo, a partir de inspirações na abordagem pedagógica da pediatra húngara Emmi Pikler (1902-1984), que revolucionou a forma de olhar bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos de idade.

Nossa Voz em contexto

23 de julho a 30 de agosto de 2022

Para celebrar a nova edição de Nossa Voz, que chega agora ao número 1.022, a Casa do Povo realiza uma ativação em seu acervo reunindo documentos inéditos como exemplares antigos e recentes do jornal, cartas e relatos ligados ao Nossa Voz.

Rotten TV Daniel Lie

Projeto em andamento / Assista online

Rotten TV é uma plataforma de pesquisa online que estuda o tema da Podridão. Idealizado e coordenado por Daniel Lie, o projeto aproveita as discussões da COP26 para partilhar trabalhos de artistas e pensadores que repensam ideias sobre morte, vida e renovação dos ecossistemas, articulando ideias que atravessam a noção de apodrecimento e seus mais diversos simbolismos.

Nossa Voz #1022 Proliferações

Proliferações é o tema da nova edição de Nossa Voz. A publicação editada pela Casa do Povo reúne colaborações inéditas entre ensaios, relatos, entrevistas, intervenções visuais, ficções e não ficções. Diferentes formatos  propõem diferentes maneiras de ler e ecoar as vozes que compõem cada edição. Saiba mais.

Cestinha aberta Oficinas sobre educação alimentar para crianças

09 e 10 de julho / Inscrições online ou presenciais na Casa do Povo

A oficina consiste em brincadeiras sobre educação alimentar de forma lúdica e acessível para crianças entre 6 e 10 anos. A ideia é apresentar todas as etapas de produção dos alimentos, da horta ao nosso prato de comida, incentivando a autonomia a partir de conversas sobre alimentação e saúde. Saiba mais.

MITsp [Mostra Internacional de Teatro de SP]

04 a 10 de junho / Ações pedagógicas

A Casa do Povo recebe parte da programação da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Duas atividades que integram as ações pedagógicas da mostra acontecem entre os dias 4 e 10 de junho. Confira a programação e como participar.

Mini curso: Memórias, arquivos e coletividades

07 e 09 de junho / Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o mini curso Memória, arquivos e coletividades, uma proposta de difusão dos acervos da Casa do Povo voltada para colaboradores de centros culturais, movimentos, coletivos e pessoas que queiram pensar a organização de seus próprios acervos documentais. Saiba mais. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #52 com Benjamin Seroussi

14 de maio, sábado, 11h / Presencial

Que formas de fazer cultura envolvem o repertório, as tradições e mesmo a vida religiosa a partir de novas abordagens? O Círculo aborda essas questões com a apresentação de Benjamin Seroussi, diretor executivo da Casa do Povo, além de curador, editor e gestor cultural.

Biblioteca livre

Segunda a sábado, das 10h às 18h

A Biblioteca livre ocupa as escadas da entrada da Casa do Povo e funciona como um espaço de troca e circulação de livros durante o horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #51 com Daniel Feldman

30 de abril, 11h / Online

Como interpretar limites no campo de signos compartilhados entre o judaísmo e o Estado de Israel? Quais são os mecanismos que repetem antigas estratégias antissemitas de suspeição e desqualificação? Que abordagens dão conta de distinguir sionismo e judaísmo? Esse é o tema do #51 Círculo de Reflexão, que terá como convidado Daniel Feldman, economista e professor da UNIFESP.

79º Levante do Gueto de Varsóvia

19 de abril, terça, 19h

Comemorado anualmente, o Levante do Gueto de Varsóvia é um marco fundador da Casa do Povo. A cerimônia conecta o passado e o presente da instituição, que, neste ano, se junta à Casa Sueli Carneiro para se solidarizar com os levantes negros e convida Lucia Xavier, fundadora da ONG Criola, como oradora da noite.

SP–Arte 2022 Daniel Lie e Regina Dabdab

06 a 10 de abril

Para a 18ª edição da SP-Arte, a Casa do Povo lança Comum Presença, uma colaboração inédita entre as artistas Daniel Lie e Regina Dabdab. São 30 obras que funcionam como amuletos de sorte criadas a partir de elementos encontrados pela instituição, que estarão à venda na feira e terão sua arrecadação integralmente revertida para um fundo de obras no prédio.

Palavra da Gente Grupo de alfabetização popular

Segunda a quinta, 19h às 21h / Presencial

Projeto de alfabetização popular criado pelo grupo de voluntariado da Casa do Povo e voltado a quem quer aprender a ler ou quer melhorar as habilidades de leitura e escrita que já tem.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #50 Com Emil Lewinger

26 de março, sábado, 11h / Encontro online

Como a história do Holocausto nos países eslavos pode oferecer chaves de entendimento sobre os riscos do fortalecimento das milícias fascistas na região? Que armadilhas estão associadas também à atuação da Rússia? Há ligação deste cenário com o crescimento vertiginoso de denúncias de células nazistas no Brasil? O próximo encontro do Círculo aborda estas questões.

Fazendo junto: Cooperativismo e Autogestão

12 de março, 10h às 13h / Inscrições abertas

Iniciativas que vivem o cooperativismo e a autogestão no dia a dia compartilham seus desafios e perspectivas em um encontro presencial na Casa do Povo. Participam do encontro o Movimento Sem Terra (MST), Passe Livre (MPL), BIRICO e Arco Escola-Cooperativa. A atividade é parte da programação formativa do voluntariado da Casa do Povo. Inscreva-se.

Em breve: Nossa Voz #1022

Leia um trecho no Medium

Sete e um palmos é uma colaboração de Ana Raylander Mártis dos Anjos que integra a próxima edição de Nossa Voz, publicação editada pela Casa do Povo com lançamento em maio de 2022. Saiba mais.

OPY Avaxi

10 de fevereiro, 18h30 às 21h / Evento presencial

O encontro é uma parceria com a Pinacoteca, Centro de Trabalho Indigenista, a Comissão Guarani Yvyrupa e as comunidades das Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, reunindo uma programação em torno da cultura do milho guarani.

Nossa Voz

Publicação da Casa do Povo

Nossa Voz é a publicação da Casa do Povo. A cada edição, reúne ensaios, entrevistas, relatos e intervenções artísticas. A publicação é distribuída gratuitamente na Casa do Povo e em iniciativas parceiras. Saiba mais.

Noa Eshkol: corpo coletivo

21 de agosto a 15 de outubro / Terça a sabádo, das 12h às 18h

A exposição é uma correalização da Casa do Povo com a Fundação Bienal de São Paulo e integra a rede da 34ª Bienal. As obras de Eshkol também estarão na mostra da 34ª Bienal. Por meio de documentos, obras têxteis e vídeos, é destacado o caráter coletivo e comunitário do trabalho de Noa Eshkol, que se cruza e se confunde em tantos momentos com a própria história da Casa do Povo.

Memória Viva: Cooperativa de Crédito Popular do Bom Retiro Aula aberta com Stephanie Guerra

18 de setembro, 11h / Online

A atividade faz parte de Memória Viva, um ciclo de conversas públicas que convida as comunidades coreana, judaica e boliviana a compartilhar ferramentas coletivas usadas para dar suporte e acolher os imigrados que por aqui chegavam.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #43 Com Rabina Luciana Pajecki Lederman

21 de agosto, sábado, 11h / Encontro online

Como compreender a diferença entre avanços consolidados em determinados grupos e situações de exclusão evidente em outros? Quais narrativas, dentro da própria tradição, dão suporte a esse debate? O Círculo #43 convida a Rabina Luciana Pajecki Lederman para esta conversa.

Nossa Voz #1021 Regenerações

A edição #1021 do jornal Nossa Voz chega em abril à Casa do Povo. A publicação se desdobra em ensaios, entrevistas, relatos e intervenções artísticas ao redor do tema Regenerações.  Retire seu exemplar na Casa do Povo ou faça parte do programa de apoio e receba um exemplar em casa. 

CASA-ESCOLA: Ool by Luiza Crosman

Inscrições encerradas / 2022

CASA-ESCOLA é o projeto pedagógico da Casa do Povo. Ool é o nome desta edição, desenvolvida pela artista Luiza Crosman. O programa imersivo acontece entre agosto de 2021 e junho de 2022. Acesse a proposta completa aqui.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #42 Com Carlos Reiss

31 de julho, sábado, 11h / Encontro online

Comparações vulgares com o Holocausto podem ser inoportunas e até criminosas. Mas existem também analogias conscientes, criteriosas e historicamente alicerçadas. O encontro #42 do Círculo convida Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba e responsável pela concepção pedagógica do espaço, para falar sobre pontes que podem ser construídas a partir de eventos históricos.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #41 com João Koatz Miragaya

26 de junho, sábado, das 11h às 12h30 / Atividade online

Nesta edição do Círculo, João Koatz Miragaya, historiador, educador e escritor, é convidado para falar sobre o fim do governo de Benjamin Netanyahu e se as mudanças políticas levam de fato a novos resultados em Israel.

Acervos em diálogo

10 e 11 de junho / Online

A Casa do Povo participa da 5ª Semanal Nacional de Arquivos com três conversas que trazem reflexões sobre a relação entre arquivos e direitos humanos. Transmissão ao vivo no Facebook. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #40 com Michel Laub

29 de maio, às 11h / Online

O Círculo de Reflexão receberá como convidado o escritor Michel Laub, autor de obras como Solução de dois Estados, Diário da queda e O tribunal da quinta-feira O encontro é uma parceria com a Revista Quatro Cinco Um.

78º Levante do Gueto de Varsóvia

Acesse o podcast

Entre 19 de abril a 16 de maio de 2021, a Casa do Povo compartilha Levante-se, um podcast que marca as comemorações do 78º do Aniversário do Gueto de Varsóvia. Os episódios acompanham os acontecimentos históricos e trazem depoimentos de pessoas que conectam levantes do passado e do presente.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #39 com Jonathan Ornstein (JCC, Cracóvia)

17 de abril, sábado, 11h / Online

Perto do aniversário do 78º Levante do Gueto de Varsóvia, o Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo recebe Jonathan Ornstein, diretor executivo do Centro Comunitário Judaico de Cracóvia (JCC).

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #38 Com Martha Kiss Perrone e Juliano Abramovay

20 de março, sábado, 15h às 16h30 / Encontro online

Neste ano, o espetáculo ídiche Um Sonho de Goldfadn ganha uma releitura na Casa do Povo com a peça Um Sonho de G.. O encontro #38 do Círculo recebe Martha Kiss Perrone, diretora da nova montagem, e Juliano Abramovay, diretor musical, para uma conversa sobre os sentidos contemporâneos do texto e o processo da releitura.

MINI CURSO: Documentos populares e arquivos de movimentos sociais

Inscrições até 15 de março / Online

Estão abertas as inscrições para o mini curso Documentos populares e arquivos de movimentos sociais. A programação é voltada para participantes de movimentos sociais, arquivistas, historiadores e pesquisadores e acontece em diálogo com os acervos da Casa do Povo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #37 Com Samuel Kilsztajn

27 de fevereiro, sábado, 11h / Encontro online

Este encontro do Círculo aborda o fenômeno dos returnées: judeus que, após a guerra, chegaram a Israel e não se adaptaram. Quem faz a mediação do encontro é Samuel Kilsztajn, a partir da pesquisa que tem feito com base em sua história familiar, documentação de imigrantes e agências de apoio à imigração do período.

Acervos em diálogo Casa do Povo e Arquivo Nacional

7 de maio, 18h / Online

Acervos em diálogo é uma série de encontros online organizados pela Casa do Povo para discutir as relações entre acervos e documentos populares, tendo como foco questões como a transparência e acesso à informação em arquivos públicos e a importância das instituições no fortalecimento dos direitos humanos.

Passeio sonoro pelo Bom Retiro

Audioguia que conta a história do nosso bairro

O trajeto de 55 minutos do audioguia começa e termina na Casa do Povo e percorre esquinas e ruas, comércios tradicionais, sinagogas e construções significativas para a história do bairro. Para acessar, basta usar um fone de ouvido e acessar a playlist no Soundcloud. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #36 com Misha Klein

30 de janeiro, sábado, 11h / Encontro online

Em sua primeira edição em 2021, o Círculo convida a antropóloga Misha Klein para uma conversa sobre a ideia de pluralidade na comunidade judaica e os campos de disputa em relação a símbolos e conceitos históricos fundamentais à vida judaica

Biblioteca Maurinete Lima_Biblioteca da Casa do Povo

14, 15 e 16 de dezembro, 19h / Atividade online

Nesta oficina dividida em três encontros, serão trabalhadas as possíveis relações entre a Biblioteca Maurinete Lima e a biblioteca da Casa do Povo, a partir das conexões entre os diferentes autores e autoras presentes nestes acervos. Inscrições abertas.

Arquivos de resistência em diálogo: raça, história e memória

08 de dezembro, 16h / Transmissão ao vivo

Entre os tantos desejos do projeto Arquivo em Movimento, está a conexão entre arquivos que, assim como o da Casa do Povo, trabalham sua memória como ferramenta do presente para criar outros modos de vida, hoje e no futuro.

Memória de arquivo, memória viva: sobre formas guarani de lembrar e conhecer

09 de dezembro, 18h / Transmissão ao vivo

Jera Guarani, liderança da aldeia Tenonde Porã e Kalipety, junto com Marcelo Hotimsky, antropólogo e membro do Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista, conversam sobre formas guarani de lembrar e conhecer. A conversa integra o projeto Arquivo em Movimento.

Arquivos e territórios ídiche: como pensar os arquivos de uma língua sem fronteira

02 de dezembro, 18h / Transmissão ao vivo

Para colocar o arquivo da Casa do Povo em movimento, Arnaud Bikard e Roney Cytrynowicz conversam sobre práticas de pesquisa, preservação e difusão em arquivos ídiche. A transmissão ao vivo acontece no Youtube da Casa do Povo. Saiba mais. 

Se minha biblioteca publicasse

Inscrições até 14 de novembro / Atividade online

Estão abertas as inscrições para a oficina online Se minha biblioteca publicasse, com o Publication Studio São Paulo. A proposta integra o projeto Arquivo em movimento, uma parceria da Casa do Povo com  os artistas Mariana Lanari e Remco van Bladel, que se desdobra em uma programação entre novembro de 2020 e julho de 2021.

Encontro de corais ONLINE

05 de dezembro, 16h / Transmissão ao vivo

O evento que reúne grupos que apresentam seus repertórios de canções em um encontro virtual, com o Coral Tradição como anfitrião. A apresentação é aberta com transmissão ao vivo nos canais do Youtube e Facebook da Casa do Povo.

TAIB 60 anos Envie sua história!

A história de 60 anos do TAIB não está só nas fotos e documentos do arquivo da Casa do Povo, mas também na memória de cada uma das pessoas que frequentaram o teatro nos seus anos de glória e de decadência. Participe da construção coletiva do arquivo sobre o TAIB. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #33 Com Sylvio Band

24 de outubro, sábado, 16h / Encontro online

Parte da celebração dos sessenta anos do TAIB e de sua reabertura em cenário próximo, o 33º Círculo de Reflexão recebe como mediador Sylvio Band, ator e diretor de teatro veterano, que foi parte integrante da história do teatro através de sua participação ativa nos palcos e também da relação próxima com a cultura iídiche em São Paulo.

Assim elas comemoram a vitória Yael Bartana

Obras comissionadas

Assim elas comemoram a vitória é um neon que ocupa o hall de entrada do prédio da Casa do Povo criado pela artista isralense Yael Bartana a partir de uma pesquisa pelo arquivo da instituição.

Rádio ânsia

Acesse todos os programas

Rádio ânsia é uma plataforma de encontros sobre ecologias kuir. Um projeto da Universidad Desconocida (UU) com a Casa do Povo.

Chamada aberta: Escola do Shofar Yael Bartana / Kunstenfestivaldesarts (Bélgica)

Inscrições até 18 de setembro / 2020

A Casa do Povo se associa ao Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, Bélgica) e à artista Yael Bartana para revistar a tradição do shofar em uma série de quatro encontros que acontecem remotamente no mês de outubro. Saiba mais.

Casa do Povo 67 anos

29 de julho, sábado, 19h / Festa online!

A Casa do Povo comemora 67 anos e, neste ano, a festa acontece online. O Grupo MEXA é o anfitrião da celebração SUOR DA FICÇÃO, que acontece pelo aplicativo Zoom e reúne uma programação pensada pelo Povo da Casa.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #31 Com Lia Vainer Schucman

22 de agosto, sábado, 11h / Encontro online

A relação entre judeus e negros no Brasil é o tema deste encontro, mediado pela psicóloga Lia Vainer Schucman, professora do Departamento de Psicologia da UFSC e autora de “Entre o encardido, branco e branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder em São Paulo”.

Programação suspensa no ar

A programação suspensa no ar segue sem uma grade fixa, deixando espaço para respiros, na tentativa de acompanhar e refletir sobre as incertezas porvir. Disponível toda semana nos canais da Casa do Povo. Saiba mais.

programação sem ar ✺ semana 12

nos últimos anos, a nossa atuação tem acontecido em uma esfera micropolítica. nas últimas semanas, porém, a macropolítica perfurou nossa epiderme.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #29 Com Avraham Milgram

27 de junho, sábado, 11h / Encontro online

Nos últimos 30 anos houve uma explosão de museus dedicados ao Holocausto. E o tema se tornou, na cultura ocidental, um dos maiores ícones da violência cometida por ordens nacionais baseadas em força e mitos. Quais os desafios de combate às dinâmicas autoritárias nas repetições da história?

Panos pretos Julio Villani

Para download

O artista Julio Villani cedeu para Casa do Povo as artes da série Panos pretos, que pintou para a intervenção realizada no final de maio de 2020, nas grades da Embaixada do Brasil em Paris. Os cartazes estão disponíveis para download.

Grupo de consumo responsável Cestas agroecológicas do MST

Entregas quinzenais às quintas, das 9h às 19h

A Casa do Povo é um ponto de distribuição quinzenal das cestas de orgânicos da agricultura familiar. As encomendas podem ser feitas diretamente no site do projeto. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #28 Com Luise Marion Frenkel

23 de maio, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2020

O #28 encontro do Círculo traz uma conversa sobre poesia litúrgica judaica, parte importante não só do ritual religioso, mas também no desenvolvimento da literatura judaica, mediada por Luise Marion Frenkel, professora doutora em Língua e Literatura Grega na USP.

recalculando a rota

sem deixar de fazer o que fazíamos, abrimos espaço para o que ainda podemos fazer. em busca de saber como atuar no presente, olhamos para os arquivos da Casa do Povo e algumas respostas sobre o futuro nos chegaram em fotos antigas. se o mote da Casa do Povo sempre foi lembrar é agir, de repente, a situação de exceção entortou também a frase e para agir foi preciso, antes, lembrar.

77º Levante do Gueto de Varsóvia

19 de abril / 2020

O Levante nunca deixou de acontecer na Casa do Povo, desde a sua fundação em 1953. Excepcionalmente online, o evento deste ano foi orquestrado pelo artista Mauricio Ianês e acontece em momentos dispersos, de maneira que as centelhas dessa comemoração fragmentada nos permitam estar juntos, ainda que separados.

Nossa Voz #1020

Leia online / 2020

A nova edição do jornal Nossa Voz é a continuação — e o desdobramento no papel — de uma série de ações e reflexões, construídas a partir da noção do comum que, de maneira pouco nomeada, guia a Casa do Povo há tantas décadas e, em especial no ano de 2019.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #27 com Giselle Beiguelman

18 de abril, 11h às 13h / Grupo de estudos

A  reinvenção dos espaços públicos, a acelerada invasão da esfera privada e as contribuições e riscos das redes digitais são tema do Círculo de Reflexão #27. A conversa online será mediada por Giselle Beiguelman, historiadora, professora da FAU-USP, artista e pesquisadora de temas relativos à arte digital, políticas de preservação e da memória, arte e ativismo na cidade em rede.

Black Brecht: E se Brecht fosse Negro?

12 e 13 de março, 19h / Temporada / 2020

E se Brecht fosse Negro? Qual seria o lugar ocupado pela raça? Sua obra seria lida por uma perspectiva interseccional? Guiado por estas questões, o coletivo Legítima Defesa apresenta o espetáculo Black Brecht: E se Brecht fosse Negro?, que integra a programação da mostra de artes cênicas FarOFFA

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #26 Com José Neistein

14 de março, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2020

Existe uma arte judaica? Como é possível caracterizá-la, dada a ausência de unidade nas expressões plásticas produzidas por artistas judeus ao longo da história? Este é o assunto do Círculo de Reflexão #26, que será mediado por José Neistein, filósofo e crítico de arte.

Jardim

O jardim da Casa do Povo é um processo coletivo que começou em 2018 baseado na proposta desenvolvida pelo artista e agroecologista Fernando García Dory, membro do INLAND-Campo Adentro, em diálogo com os coletivos da Casa do Povo, vizinhos e interessados.

A Dívida Impagável Denise Ferreira da Silva

Publicação para download / 2019

A Dívida Impagável, de Denise Ferreira da Silva, é uma publicação organizada pela Oficina de Imaginação Política com o apoio da Casa do Povo. O lançamento aconteceu em dezembro de 2019. Disponível para download.

Chamada aberta 26ª Feira Tijuana

A Feira Tijuana é a primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil. As inscrições estão abertas até 7 de abril.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #25 Com Francisco Moreno

15 de fevereiro, 11h às 13h / Grupos de estudos / 2020

Yeshayahu Leibowitz foi um intelectual respeitado. Conservador admirado pela esquerda e cientista temente a Deus. Judeu ortodoxo que separa radicalmente fé e política. Sionista intransigente, defensor de um Estado palestino.  É sobre ele a conversa do Círculo de Reflexão #25, que será mediada por Francisco Moreno, que foi seu aluno e amigo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #32 Com Ari Rehfeld

12 de setembro, sábado, às 11h / Atividade online

A reflexão sobre o tempo e as escolhas são tema do Círculo #32, próximo a Rosh haShaná e Iom Kipur, o ano novo judaico e o Dia do Perdão. O encontro será mediado por Ari Rehfeld, psicoterapeuta especialista em psicologia clínica, além de professor e supervisor do curso de psicologia da PUC-SP.

Andar de cima Renata Lucas

Obras comissionadas / 2018

A obra Andar de cima (2018), de Renata Lucas, foi criada no entre turnos das eleições de 2018 como parte da mostra-manifesto Rejuvenesça!.

Almofadas pedagógicas Traplev

Obras comissionadas / 2019

As Almofadas Pedagógicas criadas por Traplev são dispositivos pedagógicos de re-alfabetização política que trazem registros, em imagem e texto, de diversas mobilizações populares do país, através de seus personagens, causas sociais e fatos históricos.

76º Levante do Gueto de Varsóvia

24 de Abril, 19h / 2019

O Levante recorda e homenageia os heróis e mártires da resistência judaica que lutaram contra a barbárie nazista no dia 19 de abril de 1943. Em seu 76º aniversário, recebe Ailton Krenak como orador e conta com apresentação do Coral Tradição

Chamada aberta 23ª Feira Tijuana

Inscrições abertas até 22 de junho / 2019

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição, que acontece nos dias 03 e 04 de agosto na Casa do Povo. O evento reúne editoras independentes e livros de artista com foco na produção da América Latina.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #15 com Marcos Guterman

13 de abril, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No 15º encontro do Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo, Marcos Guterman, jornalista e historiador, conta a história, relatada em seu  do livro “Nazistas entre nós: a trajetória dos oficiais de Hitler depois guerra”, de nazistas puderam fugir e encontraram conforto em diversos países, incluindo o Brasil

O que tem na mata?

13 de dezembro, 19h30 / A casa acolhe / 2018

No evento O que tem na mata? o público é convidado para participar de cantos e de uma conversa aberta sobre saber indígena, espiritualidade, arte, questões climáticas, plantas, proteção e sustentabilidade.

E se as mulheres governassem o mundo? Yael Bartana

08 de dezembro, 17h / Conversa aberta / 2018-19

Conversa aberta com a artista israelense Yael Bartana sobre seu projeto em andamento E se as mulheres governassem o mundo? [What if the women ruled the world?]

Evento/Protesto em apoio aos 23 condenados do RJ

28 de agosto, 17h / Eventos acolhidos / 2018

A Casa do Povo acolhe a n-1 edições para para um evento/protesto em apoio aos 23 condenados por participarem das manifestações de 2013 e 2014 no Rio de Janeiro

Rota Têxtil do Bom Retiro Jornada do Patrimônio 2018

18 de agosto, 11h - Inscrições por ordem de chegada / 2018

Rota Têxtil do Bom Retiro guia o visitante pelo passado e pelo presente de um dos maiores polos têxteis da cidade de São Paulo. A atividade integra a Jornada do Patrimônio 2018 e é realizada pela Casa do Povo em parceria com o Ateliê Vivo.

PF Kadija de Paula

2017

Casa do Povo 65 anos!

11 de agosto, das 13h às 22h / 2018

Comemorando 65 anos, o aniversário da Casa do Povo acontece com programações simultâneas, gratuitas e espalhadas por todos os andares.

Black Shabat Maurício Ianês

Projeto em andamento / 2018

Black Shabat é uma programa de encontros regulares que busca ampliar a experiência do som, quebrando seus limites e criando uma zona de instabilidade e pesquisa.

Black Shabat #3 Raquel Krügel e Test Black

18 de maio, 20h / 2018

Black Shabat #2 Carla Boregas e Vomir

24 de março, 16h / 2018

Black Shabat #1 Livio Tragtenberg e Bloco Ruído

23 de fevereiro, 20h / 2018

Contribuição sugerida R$15
Apoio cultural
Stella Artois

O quão polonês você se sente hoje?

Publicação / 2016

O livro é um desdobramento do projeto Refúgio Polonês e opera como um (des)guia da participação da comunidade polonesa na formação de São Paulo.

Junho sendo

06 a 23 de junho / 2018

5 anos depois dos protestos que fizeram milhares de pessoas ocuparem as ruas do Brasil se auto-organizando, diversos ativistas, coletivos e movimentos se reuniram para produzir este evento de interação e ação coletiva.

Oficina de Imaginação Política

2017

Iniciativa implicada em práticas discursivas e performativas envolvidas com a imaginação radical para a justiça social. Suas principais atividades consistem em grupos de estudo, leituras públicas, debates e oficinas, práticas de escrita e tradução coletiva, impressos e publicações online, buscando distribuir e desenvolver ferramentas de criticalidade.

Performando Oposições

21 a 29 de outubro / 2016

A noção de Performando oposições aponta para a possibilidade de enxergar nas performances artísticas (escrachos, intervenções ou instalações) um repertório potente para as lutas políticas, ao mesmo tempo em que reconhece que o campo da arte funciona também como lugar possível de reinvenção do fazer político.

GE de Peito Aberto Edição especial

25 de julho a 11 de agosto / 2018

A programação do GE de Peito Aberto – Edição Especial acontece com aberturas de processos e pesquisas de artistas-etc.

Refúgio polonês Jakub Szczęsny

Obras comissionadas / 2016

O projeto Refúgio polonês, do arquiteto Jakub Szczesny , sugere, a partir da casa provisória, de uma plataforma de atividades e da publicação, questionar os rótulos culturais em uma época de crescimento de políticas xenófobas.

Quando Quebra Queima

04, 05, 06 e 13 de maio / 2018

Estreia da ColetivA Ocupação, Quando Quebra Queima é uma peça construída por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista em 2015 e 2016.

Ídiche Grupo de estudos

Terças, 20h

Os encontros do grupo são dedicados ao estudo do ídiche e partem de um metódo de aprendizagem sem mestre, com exercícios que incluem conversações, leituras, estudos da gramática, músicas e provérbios.

Maratona Errorista Etcétera

Obras comissionadas / 2017

Ação proposta pelo coletivo Etcétera para o projeto História(s), a prova de pedestres denominada Maratona Errorista é a primeira e última corrida desse gênero.

Revolta Lilith

15 de março a 01 de abril, 20h / 2018

Fruto do encontro entre 15 mulheres multi-artistas de diferentes áreas, e com direção de Martha Kiss Perrone, Revolta Lilith se concentra na fronteira entre a performance, o teatro e o cinema.

Arquivo Vivo: Vozes Ancestrais, Dinâmicas de Tradução Cultural e a Biblioteca Sistêmica

17 de janeiro, 19h30 / Arquivo e memória / 2019

A convite da Casa do Povo, Mariana Lanari e Remco van Bladel apresentam o projeto Moving Thinking — the origin of one’s thought is the thought of another, que aconteceu numa das maiores bibliotecas de arte moderna da Europa, no Stedelijk Museum, em Amsterdã.

XXT LAB laboratório vivo em saúde

21 de setembro a 23 de novembro / Residência para Coletivos / 2018

XXT Lab é um laboratório vivo que funcionará na Casa do Povo como espaço de diálogo, experimentação e investigação com foco na saúde da mulher. A proposta é parte da residência das Parteironas Bruxonas.

Apresentação Comunicação Não-Violenta

24 de outubro, 19h / Eventos acolhidos / 2018

Encontros breves e dinâmicos que servem para oferecer um gosto desta pesquisa prática, a partir da experiência de quem desenvolve projetos de aplicação dos princípios da não-violência. A proposta é organização do Coletivo de diálogo e diversidade de táticas.

20ª Feira Tijuana

25 e 26 de agosto, das 12h às 18h / 2018

Com mais de 100 editoras nacionais e internacionais, principalmente da América Latina, a Feira Tijuana, reúne livros de artistas e publicações fora do formato tradicional.

Residência para Coletivos 2018

Inscrições encerradas / 2018

A Residência para Coletivos é uma chamada aberta que acontece desde 2015 e visa fortalecer práticas coletivas, artísticas ou não, que pertençam ao campo ampliado da cultura.

THE DANCE Thomas Dupal (França)

17 de outubro, 18h30 / Eventos acolhidos / 2018

THE DANCE, de Thomas Dupal, é uma prática de improvisação em dança lúdica, e as vezes catártica. Um espaço para expressão corporal radical através do movimento, à procura de estados de transe naturais: longe das palavras, longe das imagens.

Aos Vivos (Antígona) – debate n.2 Nuno Ramos

21 de outubro, 22h / Obras comissionadas / 2018

Aos Vivos, de Nuno Ramos, é uma série de três peças apresentadas simultaneamente aos debates eleitorais para a presidência de 2018 e que acontecem no Galpão do Folias, Casa do Povo e IMS/São Paulo.

Ato Herzog, presente!

24 de outubro, 19h30 / Eventos acolhidos / 2018

A Casa do Povo acolhe um ato em memória do jornalista Vladimir Herzog, organizado por membros e movimentos da comunidade judaica de São Paulo.

Rejuvenesça! uma mostra-manifesto

26 de outubro a 04 de fevereiro / Exposição em processo / 2018-19

A iniciativa nasceu de Renata Lucas e do grupo de artistas aqui reunido, essa mostra-manifesto se levanta, inconformada, contra a indiferença perante a situação de exceção que estamos vivendo, convocando a potência da arte para torcer o nosso tempo e tensionar o nosso contexto.

Cartoneras releituras latino-americanas

28 de outubro a 08 de fevereiro / Exposição

A mostra conta com cerca de 320 exemplares, fruto do trabalho de diversas editoras cartoneras oriundas de países como México, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile e Argentina, além de três títulos europeus.

Visual AIDS Exibição + Debate

01 de dezembro, 17h30 às 22h / Eventos acolhidos / 2018

A programação do Visual AIDS aborda o impacto da arte no ativismo e na luta contra a AIDS, comissionando vídeos em curta-metragem de seis coletivos e organizações comunitárias nos Estados Unidos

Resistências sagradas Debate com M.I.A [Massive Illegal Arts]

09 de outubro, 19h / Eventos acolhidos / 2018

Lançamento do livro de João Carlos Kuhn seguido de um debate sobre a construção e destruição do Pátio do Colégio com Deborah Neves [Condephaat-UPPH] e João França [ Massive Illegal Arts], representante do coletivo de intervenção urbana responsável pela ação de “Olhai por nois” (foto).

TravaLíngua TransOpera Meu fracasso é minha vitória

20 a 30 de novembro / Eventos acolhidos / 2018

Chamada aberta para travestis, transex, homens e mulheres trans, pessoas não binárias, negrxs, bichas, pocs e mulheres sapatão.

Jardim do Povo Fernando García-Dory

11 de dezembro, 19h30 / Conversa aberta / 2018-19

Como seria um jardim na Casa do Povo? O artista agro-ecólogo Fernando García-Dory convida interessados a contribuírem com ideias para a criação de um viveiro coletivo.

Rejuvenesça! em processo Arto Lindsay e Rodrigo Andrade

08 de dezembro, a partir das 17h / Ativações / 2018

Em processo na Casa do Povo desde outubro, a mostra-manifesto Rejuvenesça! realiza duas novas ativações, com uma apresentação de Arto Lindsay (foto) e a abertura do trabalho de Rodrigo Andrade.

30 anos do Coral Tradição

15 de dezembro, 16h / Povo da Casa

Encerrando a programação de 2018, a Casa do Povo celebra, no dia 15 de dezembro, os 30 anos de atividades ininterruptas do Coral Tradição.

GE de peito aberto com Crioulla Oliveira

4 de fevereiro / 2019

O GE_grupo maior que eu_ abre seu ano com uma nova edição do GE de peito aberto, em que convida Crioulla Oliveira a compartilhar suas experiências corporificadas sobre os orixás, especialmente a dança dos orixás.

Lançamento Nossa Voz #1019

16 de fevereiro, a partir das 13h / Publicações / 2019

O noticiário do fim do mundo poderia preencher as páginas desta edição do jornal Nossa Voz, elaborada ao longo de 2018 em meio a tantas situações extremas. O jornal Nossa Voz é uma publicação permanente e gratuita da Casa do Povo.

‘Iy mũn ku mãk pax Encontro de línguas latinas para além do português e do espanhol

9 de fevereiro, 16h30 / Eventos acolhidos / 2019

Ao longo dos encontros cada participante irá compartilhar a história de sua língua e dizer oralmente um texto, ou canto, ou palavra. Essas contribuições serão reunidas em uma publicação cartonera, que não terá traduções para as línguas locais colonizadoras.

Publicação: Laboratório para Estruturas Flexíveis

Leia online / 2017

O Laboratório para Estruturas Flexíveis é um programa que se estendeu ao longo de um ano discutindo técnicas de gestão de diversas iniciativas culturais.

MITsp / Ações Pedagógicas Coletividades em cena - Encontros de resistência

11 a 15 de março / Inscrições abertas até 01 de março / 2019

Durante cinco dias, ativistas, performers e representantes de movimentos sociais da América Latina – todos eles com histórico de participação em atos públicos – experimentam uma proposta de convívio a fim de compreender e partilhar as causas que os movem. Inscrições abertas.

MITsp / Conversas Como ser artista na Venezuela de hoje

12 de março, 15h / 2019

Nessa conversa, Deborah Castillo partilha com o público suas reflexões como artista diante do contexto atual de seu país.

Temporada 2019 Quando Quebra Queima

15, 22 e 29 de março, 20h / Performance / 2019

Depois de 1 ano da sua estreia na Casa do Povo, e de uma circulação por diversos espaços da cidade, a coletivA Ocupação apresenta uma nova temporada de Quando Quebra Queima.

Poéticas de resistência descolonização e imagem

04 e 06 de abril, 19h e 13h30 / A Casa acolhe / 2019

A Casa do Povo e o Parquinho Gráfico recebem a artista Sallisa Rosa para dois encontros de debate e produção em torno da colonização, com enfoque nos povos indígenas, como processo em andamento.

Homenagem a Leôncio Basbaum

06 de abril, 16h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe uma homenagem a Leôncio Basbaum. Filho de imigrantes judeus vindos da Bessarábia, Leôncio Basbaum (1907-1969) foi um intelectual e ativista que dedicou sua vida à revolução social.

Orestes de Rodrigo Siqueira

03 de abril, 19h30 / Cinema / 2019

Para que não nos esqueçamos da nossa própria história, a Casa do Povo exibe o filme Orestes de Rodrigo Siqueira. Após a exibição acontece uma conversa aberta do diretor com José Roberto Michelazzo e Adilson Paes de Souza.

Biblioteca

A Biblioteca materializa uma série de convivências invisíveis e saberes coletivos que acontecem diariamente na Casa do Povo, colocando em um mesmo lugar práticas que normalmente acontecem em tempos e espaços separados.

50 tons de vermelho Rodrigo Andrade

Obras comissionadas

50 tons de vermelho (2018) traz variações dessa cor que, no campo político, alude historicamente a movimentos progressistas. A presença visual da obra também deixa rastros que contam sobre seu processo de realização.

Publicação: Assim elas comemoram a vitória

A publicação, coeditada com as Edições Aurora, é um desdobramento do trabalho de Yael Bartana criado a partir de uma pesquisa da artista pelo arquivo histórico da Casa do Povo.

Chánuca da Resistência & Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #23

21 de dezembro, 16h às 18h / Grupo de estudos / 2019

O encontro #23 do Círculo, com o tema Democracia por um fio: o desafio da resistência, tem a participação de Marcelo Semer, juiz de direito, e Letícia Chagas, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Após o Círculo, haverá celebração da festa de chánuca com participação do grupo Klezmer Três Rios.

A Dívida Impagável Denise Ferreira da Silva

12 de dezembro, 19h / 2019

A Casa do Povo acolhe o lançamento do livro A Dívida Impagável, de Denise Ferreira da Silva. O livro, em colaboração com a Oficina de Imaginação Política também reúne textos de Jota Mombaça e Michelle Mattiuzzi, e Pedro Daher. Na sequência serão exibidos dos filmes da autora em parceria com Arjuna Neuman.

Laboratório para Estruturas Flexíveis

23 a 28 de outubro / 2017

Laboratório para Estruturas Flexíveis é um programa que se estendeu ao longo de um ano discutindo técnicas de gestão de diversas iniciativas culturais.

Estudos do comum

13 a 16 de novembro / Projetos / 2019

O programa propõe reunir agentes que compartilham e reinventam diariamente a noção de comum em contextos e espaços diversos: o quilombo urbano Casa Tainã, em Campinas, o Instituto Procomum, em Santos, o Casco Art Institute, em Utrecht (Holanda) e a Casa do Povo, em São Paulo.

11ª Bienal de Berlim – Conversa com Lisette Lagnado, Solange Farkas e Benjamin Seroussi

21 de outubro, 19h30 / A Casa acolhe / 2019

A Casa do Povo acolhe uma conversa com Lisette Lagnado, Solange Farkas e Benjamin Seroussi no contexto da 11ª Bienal de Berlim de Arte Contemporânea que acontece de 13 de junho a 13 de setembro de 2020 em diferentes locais da cidade de Berlim.

Mutirão de construção e plantio

30 de novembro e 01 de dezembro / Projetos / 2019

Dando continuidade ao projeto iniciado com o artista Fernando García Dory em 2018, o jardim no terraço finalmente toma forma em colaboração com a positiv.a. A Casa do Povo organiza um mutirão de construção e plantio divididos em duas oficinas.

Encontro de Corais

30 de novembro, 16h / 2019

O Encontro de Corais chega a sua 7ª edição em 2019 e conta com a participação do Coral Tradição e outros cinco corais convidados.

Vkhutemas Um resgate historiográfico

25 de outubro, 19h30 / A Casa Acolhe / 2019

A universidade Vkhutemas, criada na União Soviética nos anos 1920, foi um grande marco no ensino e produção de arte e design no século XX. A Casa do Povo recebe Celso Lima e Neide Jallageas para uma conversa sobre o processo de pesquisa que vem resgatando a história da instituição e seu legado

Lançamento: Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo

09 de novembro, 16h / A Casa Acolhe / 2019

O Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo, publicação organizada por Renato Cymbalista, apresenta a cidade a partir de suas dificuldades, desafios, traumas e lutas; desvela o território como um conjunto de problemas em aberto, buscando escavar a superfície para revelar feridas ou reabrir cicatrizes.

Lançamento: Vida e morte de uma Baleia-Minke no interior do Pará

09 de novembro, 18h / Povo da Casa / 2019

O Publication Studio SP realiza, na Casa do Povo, o lançamento do livro Vida e morte de uma Baleia-Minke no interior do Pará e outras histórias da Amazônia, de Fábio Zuker, com ilustrações inéditas do artista indígena Gustavo Caboco.

Fala, homem! Roda de conversa

Terças, 19h30 / Encontros online

A Casa do Povo acolhe o grupo Fala, homem! um espaço de conversa informal para homens que acreditam que desempenhar os tantos papéis que envolvem a masculidade pode ser uma tarefa complicada e que por isso é importante conversar.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #22 com Jeanne Marie Gagnebin

09 de novembro, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2019

O encontro #22 do Círculo de Reflexão aborda a obra de Walter Benjamin, com foco no texto “Sobre o conceito de história”, escrito na França durante a Segunda Guerra Mundial, num momento em que o autor, judeu alemão de esquerda, teve que fugir de Paris, tomada pelos nazistas. A mediação do encontro será feita pela professoraa Jeanne Marie Gagnebin.

Redação Aberta [Open Newsroom]

Encontros online. Consulte a programação

Redação Aberta é um espaço de oficinas onde jornalistas e cidadãos se reúnem para discutir questões, compartilhar recursos e conhecimento e aprender a relatar e investigar histórias em seus territórios a partir do processo jornalístico.

Lutas e Resistências Experiências brasileiras contemporâneas

Outubro / A Casa Acolhe / 2019

No mês de outubro, a Casa do Povo acolhe o curso de extensão oferecido pelo grupo de estudos “Poderes e Resistências”, do Departamento de Ciência Política da USP, com encontros semanais com a presença de militantes de movimentos sociais.

Residência para Coletivos 2019

Inscrições encerradas. Acesse o resultado da convocatória

A Residência para Coletivos acontece desde 2015 e tem o objetivo de incentivar práticas coletivas que pertençam ao campo ampliado da cultura.  Acesse o resultado da convocatória.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #20 com Celso Garbarz

14 de setembro, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Tikun Olam, conceito universalista da tradição cultural judaica, significa reparação do mundo. Definido pelo ativismo e prática das boas ações, é relacionado à política e justiça social, humanismo e meio ambiente. Neste encontro, a mediação do tema, alinhado com o processo de criação do jardim da Casa do Povo, é feita pelo historiador e ativista Celso Garbarz.

Voz ativa: Biblioteca social Mariana Lanari

Até 27 de julho / Exposição / 2019

Voz Ativa: Biblioteca Social é uma instalação inédita que propõe a reativação da biblioteca da Casa do Povo. O público é convidado a transitar por uma biblioteca-bairro e participar de uma performance sonora, em sete vozes mixadas ao vivo pela artista Mariana Lanari.

Nossa Voz #1019

Leia online /2019

Nossa Voz é uma publicação da Casa do Povo. O jornal tem distribuição gratuita e pode ser retirado na Casa do Povo durante o horário de funcionamento. A versão online está disponível para leitura e download.

Metacozinha Vitor Cesar e Carol Tonetti

Obras comissionadas

A Metacozinha (2016) é o resultado de ideias e desejos que surgiram coletivamente: um espaço de descanso, um lugar de encontro, um suporte de objetos, um display para revistas, uma estrutura flexível, um objeto que se revela e se oculta.

O Filho de Osum e o Bom Retiro – Ficção, desejo e memória

29 de novembro, 19h30 / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe o lançamento de O filho de Osum, de Decio Zylbersztajn, publicado pela Editora Reformatório. Na ocasião do lançamento também acontece o debate  “O Filho de Osum e o Bom Retiro – Ficção, desejo e memória”.

Supremacia humana: o projeto falido por Daniel Lie

10 de agosto a 28 de setembro / Projetos / 2019

Supremacia humana: o projeto falido uma instalação site-specific é pensada como oferenda para a Casa do Povo.  O trabalho tem como protagonistas seres além-de-humanos, como fungos e bactérias, que se multiplicam e se transformam no decorrer da exposição.

Greve mundial pelo clima Sextas-feiras pelo futuro

06, 19 e 20 de setembro / Programação diversa / 2019

Em decorrência da Greve mundial pelo clima que acontece no dia 20 de setembro, a Casa do Povo acolhe neste mês uma programação organizada por iniciativas independentes e coletivos que discutem a crise ambiental e seu impacto na vida em sociedade.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #19 com Leslie Marko

10 de agosto, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Neste encontro do Círculo de Reflexão, a conversa será mediada pela pesquisadora e diretora de teatro Leslie Marko, que publicou recentemente um livro sobre a trajetória do teatrólogo judeu polonês Sami Feder, idealizador de um teatro de denúncia, crítica e reflexão subterrâneas em resistência ao regime nazista

Encontros de Música Judaica

10 de agosto, 15h / Eventos acolhidos / 2019

Os Encontros de Música Judaica propõem, através de conversas, escutas musicais coletivas e presença de convidados do mundo da música, reflexões sobre narrativas sonoras e percepções estéticas ligadas à cultura judaica ao redor do mundo.

23ª Feira Tijuana

3 e 4 de agosto, 12 às 20h / 2019

Em 2019, a Feira Tijuana, primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil, comemora 10 anos. Sua 23ª edição acontece na Casa do Povo nos dias 3 e 4 de agosto.

DESLOCAR É PRECISO

15 a 25 de julho / Projetos / 2019

O projeto Lanchonete<>Lanchonete é um dos coletivos e artistas convidados pela Casa do Povo para imaginar o futuro jardim da instituição. Por meio de ações e conversas, que acontecem dentro e fora da Casa, seus integrantes partem das suas experiências de deslocamento para pensar o comum.

Mutirão de (des)organização Mariana Lanari

20 de julho / Inscrições abertas / 2019

Junto com a artista Mariana Lanari, um mutirão de leitores irá acelerar o mapeamento coletivo da Biblioteca da Casa do Povo. A separação por idioma e estado de conservação soma-se à critérios menos objetivos, a serem articulados coletivamente pelo grupo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #18 Com Jeffrey Lesser

13 de julho, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No #18 Círculo de Reflexão, que conta com a mediação de Jeffrey Lesser, a conversa acontece ao redor do Bom Retiro, bairro frequentemente associado às comunidades de imigrantes. O que há de comum na construção de memória e comunidade nesse e em outros bairros vistos como étnicos?

Exibição Ex-Pajé Cura Bra Cura Té

28 de junho, 20h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe o artista Ernesto Neto para duas sessões de filmes com debates, que se unem à instalação Cura Brá Cura Té, parte da exposição Sopro, em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo até 15 de julho.

Exibição Auto de resistência Cura Brá Cura Té

12 de julho, 20h / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe a exibição do filme Auto de resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho. O evento integra a programação de filmes Cura Brá Cura Té, parte da exposição Sopro, de Ernesto Neto, na Pinacoteca.

Cozinha Aberta Almoço compartilhado

Sextas, das 13h às 15h / Bairro

Nas sextas-feiras de junho, a Metacozinha acolhe uma série de almoços preparados com alimentos descartados da feira da rua Antônio Coruja, do Bom Retiro. A ideia é que as refeições continuem a ser preparadas na Casa do Povo de forma que todos possam colaborar, tanto quem cozinha como quem almoça.

Cozinha aberta Por que fazer arte se falta comida? por Universidad Desconocida

03 a 31 de maio / Sextas, 13h às 15h / 2019

Durante o mês de maio, a UU propõe a cozinha da Casa do Povo aberta para o bairro com refeições feitas a partir da coleta da xepa da feira na rua Antônio Coruja, no Bom Retiro.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #17 com Monique Sochaczewski

15 de junho, 10h às 12h / Grupo de estudos

“Brasil e Oriente Médio, ontem e hoje” é o tema do 17º Círculo de Reflexão, mediado pela historiadora Monique Sochaczewski, que apresentará dados e análises sobre as trajetórias históricas e o momento político atual da Turquia, de Israel, do Marrocos e do Brasil.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #16 com Gita Guinsburg

11 de maio, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

O 16º do Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo recebe Gita Guinsburg, diretora da Editora Perspectiva, para falar sobre a trajetória da editora. No mesmo dia, acontece a abertura da Biblioteca da Casa do Povo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #14 com Moacir Amâncio

23 de março, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

No 14° encontro do Círculo, será feita  a leitura de alguns poemas de Yehuda Amichai, acompanhada de reflexões sobre a obra e o processo de tradução. Com Moacir Amâncio, jornalista, escritor e professor titular da Universidade de São Paulo.

Rózà

25 e 26 de junho, 20h30 / Espetáculo multimídia / 2019

Rózà é um espetáculo multimídia construído a partir das cartas e textos de Rosa Luxemburgo. Em uma relação entre o teatro e o cinema através de projeções e imagens, a peça traz a figura revolucionária de Rosa para o presente, em diálogo com as lutas e insurgências de hoje.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #13 com Claudia Andujar

16 de fevereiro, 11h às 13h / Grupo de estudos / 2019

No 13° encontro do Círculo, a proposta é refletir sobre o papel do registro e da difusão da cultura de povos em risco de desaparecimento. Será uma oportunidade também para dialogar sobre as perspectivas de solidariedade entre povos que sofreram genocídios em algum momento de sua história.

A GENTE COMBINAMOS DE NÃO MORRER Jota Mombaça

11 de maio, 18h / Eventos acolhidos / 2019

Uma série de performances inspiradas na obra homônima de Conceição Evaristo, escritora brasileira de ficção, cujo trabalho articula, através de lentes afro-diaspóricas, questões de violência, resilência e saúde mental, dentre outras.

Oficina Kombucha Kuir por Universidad Desconocida

11 de maio, 14h às 18h / Inscrições abertas / 2019

Nesta oficina colaborativa, participantes são convidados a trazer de casa legumes prestes a apodrecer que serão utilizados na produção de fermentados com vinagres e açúcar.

Homenagem a Amós Oz

04 de maio, 14h às 20h / Eventos acolhidos / 2019

Casa do Povo, Instituto Brasil-Israel – IBI e Companhia das Letras convidam para um tributo ao intelectual israelense Amós Oz que faleceu em 2018, aos 79 anos. Além de uma programação diversa com debate, exposição e cinema, haverá o lançamento de duas obras do autor: Sumchi e Do que é feita a maçã.

Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter

17, 18 e 19 de maio / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe mais uma Introdução à Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter. O evento imersivo é organizado pelo Coletivo de diálogo e diversidade de táticas, e desta vez terá a duração diferente de outras edições.

Cidade por Mark Lewis

06 a 27 de abril / Exposição / 2019

Cidade apresenta dois filmes inéditos do artista anglo-canadense Mark Lewis comissionados pela Casa do Povo. Os filmes são exibidos de forma contínua dentro do horário de funcionamento.

Seminário Arquitetura para autonomia

30 de Março / A Casa Acolhe / 2019

Através da criação de um espaço de reflexão, diálogo e trocas de experiências, o evento pretende compartilhar uma inquietação – onde arquitetura, cidade, autonomia e educação se encontram?

Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter

23 e 24 de fevereiro / Eventos acolhidos / 2019

A Casa do Povo acolhe mais uma Introdução à Comunicação Não-Violenta com Dominic Barter. O evento imersivo é organizado pelo Coletivo de diálogo e diversidade de táticas. Leia as instruções sobre o funcionamento do evento e como participar.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #21 com Rogério Cukierman

05 de outubro, 10h às 12h / Grupo de estudos / 2019

Partindo da liturgia tradicional e comparando-a a outros textos judaicos clássicos e contemporâneos, o encontro #21 do Círculo de Reflexão, que traz o rabino Rogério Cukierman como convidado, explora metáforas e teologias alternativas à compreensão das possibilidades religiosas da tradição judaica.

Oficina Arquivo Vivo Caminhos de reativação dos arquivos da Casa do Povo

05, 06 e 07 de abril / 2018

Oficina teórico-prática coordenada por Carolina Bonfim com inscrições abertas. A oficina dialoga com o projeto Arquivo Vivo, que ao longo do ano vem discutindo a reativação dos acervos da Casa do Povo através de diferentes formatos.

Arquivo Vivo Biblioteca da Casa do Povo

Terça a sábado, 14h às 19h / Projetos permanentes

A Biblioteca materializa uma série de convivências invisíveis e saberes coletivos que acontecem diariamente na Casa do Povo, colocando em um mesmo lugar práticas que normalmente acontecem em tempos e espaços separados.

Nossa Voz

Nossa Voz é uma publicação da Casa do Povo. O jornal existiu junto à instituição, de 1947 a 1964, com textos em ídiche e português e um perfil editorial alinhado aos ideais de esquerda. Foi fechado pela ditadura militar, obrigando o seu editor-chefe Hersch Schechter e outros colaboradores a se exilarem. Foi relançado, em 2014, mantendo um diálogo com as suas premissas históricas e tendo seus eixos editoriais repensados.

O comitê editorial conta com representantes das mais diversas áreas e se reúne regularmente para discutir as pautas que levam em conta a cidade, a memória e as práticas artísticas em consonância com a situação política atual.

A publicação tem distribuição gratuita e pode ser retirada na Casa do Povo durante o horário de funcionamento, nas instituições parceiras e em alguns estabelecimentos comerciais do bairro do Bom Retiro em São Paulo.

Acesse  as edições recentes abaixo.
Clique aqui para ver as edições antigas do Nossa Voz (de 1947 a 1964).

Leia online

Povo da Casa

Entre coletivos artísticos, movimentos autônomos, iniciativas comunitárias e associações do Bom Retiro, a Casa do Povo reúne projetos que fazem uso do espaço e participam de seu funcionamento. Essa comunidade autogerida, chamada Povo da Casa, desenhou uma série de acordos que garantem a sua participação na vida institucional. Forma-se, assim, um povo em constante construção – um encontro de iniciativas coletivas que driblam as diferenças culturais para criar um conjunto cuja unidade nasce de sua heterogeneidade e mobilidade.

Prática de yoga com Yoga para todes

Terças e quintas, 10h30 e 20h

O projeto Yoga para Todes propõe uma prática de autoconhecimento e autocuidado que busca democratizar a atividade da yoga, tornando-a acessível  para todos os tipos de corpos. Saiba mais.

Treinos de boxe com Boxe Autônomo

Segunda a sábado / Vários horários

Partindo da experiência do esporte popular, o Boxe Autônomo oferece treinos de boxe na Casa do Povo com a proposta de uma academia livre e voltada ao bairro. Saiba aqui como treinar com o grupo.

Atendimentos de psicanálise com Clínica Aberta de Psicanálise

Sábados, das 11h às 15h

A psicanálise é uma prática de cuidado que busca a transformação de impasses, emocionais e da vida, a partir da fala e da escuta mútua. A Clínica aberta de psicanálise é um projeto voluntário que oferece atendimentos gratuitos na Casa do Povo aos sábados, por ordem de chegada.

Clube de Xadrez Três Rios (CX3R)

Quintas, às 19h

O Clube de Xadrez Três Rios (CX3R) é um grupo de pessoas que se reúnem na Casa do Povo para jogar xadrez. O coletivo é autogerido e aberto a novos integrantes.

Encontro de Corais 2023

11 de novembro, 15h às 18h / 2023

Em mais uma edição do Encontro de Corais, o Coral Tradição recebe outros cinco corais para compartilhar seus repertórios aqui na Casa do Povo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #65 Recordando Francisco Moreno de Carvalho

Sábado, 03 de junho, das 16h às 18h / Atividades regulares

Nesta edição especial do Círculo, uma homenagem a Francisco Moreno de Carvalho será feita através de relatos sobre sua trajetória no campo do judaísmo progressista, nos estudos judaicos, na saúde pública e na vida política em geral.

Agroecologia sem plástico

Residência para Coletivos 2023

Selecionado pela chamada aberta da Residência para Coletivos, Agroecologia Sem Plástico é um grupo de estudo flutuante que pesquisa o desenvolvimento de embalagens compostáveis e sem plástico para a rede agroecológica de São Paulo.

Poperópera Transatlântica MEXA

Ensaios abertos 03, 04 e 05 de maio

Poperópera Transatlêntica, nova produção do MEXA, faz sua primeira turnê internacional, com apresentações em Berlim, Bruxelas, Hamburgo e Leeds. O projeto é uma correalização da Casa do Povo e tem estreia prevista em São Paulo no segundo semestre. 

Grupo Mexa

O  MEXA se utiliza de táticas artísticas para defender e promover o encontro da diversidade da população em situação de vulnerabilidade social. O grupo foi selecionado em 2016 pela Residência para Coletivos e desde então continua usando o espaço para o desenvolvimento de suas práticas.

Z0NA

Z0NA é uma iniciativa do coreógrafo Cristian Duarte para estar, criar, produzir, difundir, co/mover o pensamento e excitar a percepção com dança em companhia de artistas que gostam, apoiam e promovem o trânsito entre as diversas áreas do conhecimento, entre linguagens, criando contextos de experimentação e formação em dança na cidade de São Paulo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #58 com David Windholz

26 de novembro, sábado, 14h às 15h30

O próximo encontro do Círculo convida David Windholz, fundador da ONG Alternative Center for Peace and NonViolence Education, destinada à aproximação de crianças, jovens e adultos judeus e palestinos, para uma conversa sobre o avanço da direita nas recentes eleições em Israel.

Coral Tradição

Ensaios toda segunda, às 19h

O Coral Tradição canta exclusivamente na língua ídiche e desenvolve suas atividades na Casa do Povo desde 1989. Seu reperório é composto por músicas folclóricas e populares com o objetivo de preservar as canções e outros valores culturais criados em ídiche para transmiti-los às novas gerações.

Círculo de reflexão sobre judaísmo contemporâneo #54 com Arieh Wagner

16 de julho, 11h / Presencial

Construído principalmente a partir da análise destas histórias pessoais, o #54 Círculo de Reflexão, com Arieh Wagner, apresentará não somente aspectos objetivos da imigração judaica, mas também questões relativas a identidade, pertencimento e o judaísmo oficialmente constituído nas capitais de Belém e Manaus. Saiba mais.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #53 com André Liberman

26 de junho, domingo, 11h / Atividade online

De que modos as diversas identidades de gênero e orientações sexuais presentes na experiência contemporânea se relacionam com a vida judaica? Ao redor do mundo, grupos ativistas buscam a renovação dos vínculos de sentido entre a tradição judaica e as identidades LGBTQIA+, e é em torno desta conversa que o Círculo se reúne neste domingo.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo Com Santiago Slabovsky

26 de fevereiro, sábado, 11h / Encontro online

É possível, em sentido positivo, ressignificar o conceito de bárbaro? E tomar os judeus como parceiros na luta contra o domínio da civilização? Neste encontro do Círculo, o sociólogo Santiago Slabodsky é convidado para debater a contribuição do pensamento de Emmanuel Levinas e Albert Memmi na perspectiva de um judaísmo decolonial. O tema será apresentado em espanhol.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo Com Yonathan Listik

29 de janeiro, sábado, 11h / Encontro online

Quais as aproximações possíveis entre o pensamento judaico e as teorias decoloniais? Pode o pensamento judaico servir como discurso contra-hegemônico? No primeiro encontro do Círculo de 2022, a conversa com Yonathan Listik, professor na Universidade de Leiden, acontece em torno destes temas.

Ciclo de formação do voluntariado 2022

Inscrições encerradas

Nos dias 05 e 06 de fevereiro acontece a primeira formação do voluntariado em 2022. Será apresentada a história e funcionamento da Casa do Povo além das frentes de ação organizadas pelo voluntariado. Para ser voluntárie da Casa do Povo, recomendamos a participação nesta formação. Saiba mais.

Fundo FICA

Iniciativa do Fundo FICA, o projeto Compatilha tem como objetivo oferecer alternativas dignas de moradia aos moradores de cortiços e pensões do bairro do Bom Retiro. 

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #44 com Renato Cymbalista

25 de setembro, 11h / Online

Existem formas de imaginar novos sentidos para essas propriedades, que melhor atendam à população? O Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo recebe Renato Cymbalista, professor livre docente pela FAU-USP pra uma conversa sobre o tema.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo #45 Com Mauro Malin

30 de outubro, sábado, 11h / Encontro online

Em tempos de negacionismo e recrudescimento dos flertes com o fascismo no país, o Círculo de Reflexão recebe o jornalista e historiador Mauro Malin, responsável pela nova edição ampliada do Dossiê Herzog, recentemente lançada.

Imigração coreana para São Paulo e o setor da confecção Aula aberta com Ester Bae e coletivo Mitchossó

19 de junho, 14h / Online

Memória Viva é um ciclo de conversas públicas em que três diferentes comunidades – a coreana, a judaica e a boliviana – compartilham ferramentas coletivas usadas para dar suporte e acolher os imigrados que por aqui chegavam.

ZOOMZZ Cristian Duarte em companhia

Quartas, 16h / Até 12 de maio / Online
ZOOMZZ é uma aula-performance online de Cristian Duarte em companhia que acontece todas as quartas-feiras, às 16h. Saiba mais.

JÁ ESTÁ Cristian Duarte em companhia

20 e 21 de março, 16h / Online

A performance de Cristian Duarte em companhia toma como matéria os ecos do contexto econômico-político-social brasileiro para movimentar os corpos com experimentação, pensamento e poesia. A transmissão  acontece pelo Facebook da Casa do Povo. Saiba mais. 

Parquinho Gráfico

Espaço de colaboração

Mantido por artistas, coletivos e designers, o Parquinho aproxima práticas de edição, design, impressão e acabamento que buscam gerar autonomia e autossuficiência para projetos e parcerias na produção gráfica.

Cooperativa Emprendedoras Sin Fronteras

Com um espaço de trabalho estabelecido na Casa do Povo, a cooperativa Empreendedoras Sin Fronteras realiza  produções têxteis em pequena e média escala em parceria com marcas, atuando no circuito da moda de forma consciente e trazendo remuneração justa para suas participantes.

Sabão do Povo

Sabão do Povo é um coletivo de mulheres que desenvolve produtos naturais 100% artesanais, biodegradáveis, sem conservantes e aditivos químicos sintéticos, com preço justo e em sintonia com o meio ambiente.

Publication Studio São Paulo

PS_São Paulo é um projeto editorial que alia edição, produção e circulação de livros em seu espaço como busca por autossuficiência e investigação sobre a prática de publicar. O coletivo é residente da Casa do Povo e atua no espaço do Parquinho Gráfico.

Legítima Defesa

A Casa do Povo recebe o coletivo Legítima Defesa, selecionado pela chamada aberta da Residência para Coletivos realizada em 2019. Intercalando períodos de pesquisa com atividades públicas, a residência conta com uma série de intervenções.

Shlepers

Shlepers pretende ser um espaço de sociabilização para judeus que se sentem desconfortáveis no main stream da comunidade e buscam algum espaço aconchegante para sentirem-se, de alguma forma, judeus.

GE [grupo maior que eu] Pesquisas e estudos em processos criativos

O GE é um grupo de pesquisa intensivo e extensivo de experiência transdisciplinar para uma política da imaginação.

Parteironas Bruxonas

Residência para Coletivos / 2018

Formada por estudantes do curso de Obstetrícia da EACH-USP, as Parteironas Bruxonas desenvolvem oficinas e rodas de conversa para promover o autocuidado das mulheres na sua integralidade e complexidade, colocando-as no centro do processo de cuidado.

Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo

O Círculo de Reflexão propõe leituras e conversas sobre temas candentes que envolvem a vida judaica, formando-se um espaço de diálogo qualificado pela contribuição dos participantes.

Coletivo Mitchossó

Mitchossó reúne pessoas da colônia coreana para compartilhar relatos e experiências pessoais, questionando assuntos considerados polêmicos ou proibidos dentro da comunidade a fim de criar novos laços de cumplicidade.

ColetivA Ocupação

A ColetivA Ocupação é encontro entre estudantes, artistas e performers que se conheceram durante as ocupações decorrentes da reorganização escolar proposta pelo Governo do Estado de São Paulo em 2015 e 2016.

Énois

A Énois usa o jornalismo como ferramenta para que o jovem possa interpretar o mundo à sua volta, questionar seu papel na sociedade e também atuar como jornalista.

Ocupeacidade

O Ocupeacidade é um encontro de pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos espaços públicos da cidade.

Coletivo de diálogo e diversidade de táticas

O grupo se foca na maneira que escutamos uns aos outros e como convivemos nos sistemas sociais, buscando contribuir para a construção de um mundo onde caibam muitos mundos.

Ateliê Vivo

O Ateliê Vivo propõe trabalhar a autonomia no processo de construção de uma peça de roupa por meio do resgate de técnicas manuais.

Lote

O Lote é formado por artistas residentes e atravessado por outros artistas e interventores convidados através de diferentes ações promovidas pela residência.

Sí, Yo Puedo!

O Sí, Yo Puedo! luta pelo pleno direito a migração, e acredita na educação como principal ferramenta para a construção de uma sociedade efetivamente inclusiva e multicultural.

Oficina Arquivo Vivo Acervo incorporado: o corpo como arquivo

11 e 12 de dezembro / Inscrições abertas até 05 de dezembro

Oficina teórico-prática coordenada por Carolina Bonfim com inscrições abertas. A oficina dialoga com o projeto Arquivo Vivo, que ao longo do ano vem discutindo a reativação dos acervos da Casa do Povo através de diferentes formatos.

https://casadopovo.org.br/aos-vivos-antigona-debate-n-2/