Vozes Ancestrais, Dinâmicas de
Tradução Cultural e a Biblioteca Sistêmica

Vozes Ancestrais, Dinâmicas de
Tradução Cultural e a Biblioteca Sistêmica

apresentação
1/1

17 de janeiro, 19h30

2019

Ler não é somente decifrar textos, é uma escolha aleatória de elementos, tirados um a um do seu contexto. Letras ou tipos não passam de casos específicos do ato genérico da leitura.

Vilem Flusser


Como ler uma biblioteca? Como usar a leitura como elemento organizador da biblioteca? Como relacionar a programação de instituições culturais com a história da instituição a partir de suas bibliotecas e arquivos? Como preservar o patrimônio cultural no domínio digital? Como torná-lo acessível, vivo e significativo para o público?


Como parte das ações do Arquivo Vivo, a Casa do Povo convida a artista Mariana Lanari para uma residência em 2019 que acontece em torno das questões que atravessam o projeto de reforma da biblioteca e da reativação dos acervos históricos da instituição. 


Neste encontro, Vozes Ancestrais, Dinâmicas de Tradução Cultural e a Biblioteca Sistêmica, Mariana Lanari e Remco van Bladel apresentam sua colaboração em continuidade ao projeto Moving Thinking — the origin of one’s thought is the thought of another, que aconteceu numa das maiores bibliotecas de arte moderna da Europa, no Stedelijk Museum, em Amsterdã. Um modelo que pode ser útil para pensar no desenvolvimento de sistemas para a preservação, manutenção, uso, interação e acessibilidade de arquivos e bibliotecas. Uma perspectiva editorial, gráfica, artística e tecnológica para desenvolver ferramentas digitais capazes de transformar a memória institucional em um motor para a produção de novos conhecimentos para o futuro.


Mariana Lanari é editora, artista e pesquisadora baseada em Amsterdã. Ela recebeu um mestrado do Sandberg Instituut e está começando um doutorado na Universidade de Amsterdã.

Remco van Bladel é designer gráfico co-fundador da editora de livros de arte Onomatopee e professor de tipografia na ArtEZ, Arnhem. Ele dirige um estúdio de design multidisciplinar em Amsterdã.


Essa apresentação de Mariana Lanari e Remco van Bladel tem o apoio de Creative Industries Fund NL.

1/3
  • Janeiro 2019
  • Julho 2018
  • Agosto 2018
  • Setembro 2018
  • Outubro 2018
  • Novembro 2018
  • Dezembro 2018
  • Fevereiro 2019