Inaugurando o projeto, o primeiro encontro do Black Shabat acontece logo após o carnaval e antecipando as festividades de Purim, com uma proposta de experiência do som com os convidados Lívio Tragtenberg e BLOCO RUIDO.
Livio Tragtenberg é compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Recebeu bolsas de composição da Vitae e Guggenheim Foundation. Recentemente criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, cujo CD Neuropolis foi lançado pelo Selo SESC. Criou também a Nervous City Orchestra em Miami, Berliner Strassenmusiker Orchester em Berlim, e a Orquestra Mediterrânea.Tem diversos CDs editados, entre eles, Othello e Anjos negros. Compõe também para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras.
Pessoas sonoras, é uma peça de Livio Tratenberg com música ao vivo e projeção em vídeo de músicos de rua de diferentes cidades e países. Um mosaico que mostra a riqueza cultural das ruas e incentiva a valorização das manifestações populares musicais. O compositor e saxofonista contracena com os músicos de rua virtuais fazendo duetos ao vivo com clarone, acordeon e teclado. Esses músicos têm diferentes origens e estilos, desde sanfoneiros, músicos de fanfarra, cantores e moradores das ruas de Paris e Bulgária e músicos de rua de Jerusalém.
Bloco Ruído é um bloco que sai em cortejo pelas ruas após o carnaval munido de objetos ruidosos portáteis. Circuitos alterados, celulares, amplificadores, sirenes e outros dispositivos são os geradores de som. A manufatura e preparação dos objetos é feita coletivamente antes do cortejo e aberta para novos participantes interessados. O objetivo é trazer novas camadas sonoras para a cidade, ver como o som se relaciona com o espaço e o espaço com o som.
Traga seus (des)instrumentos e venha fazer ruído no Bom Retiro!