Working hours
Check the information before visitingCasa do Povo is open Monday to Saturday from 10 am to 7 pm. Visits are free during opening hours. The projects and the events are flexible and can be adapted to each project; the days and hours of opening can be adjusted according to the schedule of planned activities. Access to building spaces also varies depending on the calendar of uses.
Passagens Transatlânticas com Alvie Bitemo, Soa Ratsifandrihana, Calixto Neto e Zora Snake
4 a 15 de novembroNo contexto do mês da Consciência Negra e da Temporada França-Brasil, a Casa do Povo se uniu ao Passages Transfestival para convidar quatro artistas africanos e afrodescendentes que têm trabalhado com festival francês nos últimos anos para propor uma série de oficinas, conversas e apresentações públicas. Acesse a programação completa aqui.
Akinbode Akinbiyi 36ª Bienal de São Paulo na Casa do Povo
Visitação até 11 de janeiro de 2025Desde o começo de setembro, doze fotografias em preto e branco se estendem pelo térreo e primeiro andar da Casa do Povo, alguns deles com rostos e práticas familiares a quem frequenta o prédio. São registros feitos pelo artista Akinbode Akinbiyi, que ficam em exibição na Casa como parte da 36ª Bienal.
Relatório de atividades 2024
Disponível para downloadA produção de relatórios anuais é uma medida importante de transparência da Casa do Povo, que permite que o público e os apoiadores possam entender nosso funcionamento em todas as suas dimensões, das mais visíveis às mais internas.
Afluentes 36ª Bienal: Ato II com Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo
16, 17 e 18 de outubro / Confira a programaçãoO boxe sempre foi mais do que socos. Nas mãos de Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo, torna-se um método de escuta, uma linguagem para o que não é dito, uma forma de estarmos juntos em tensão e cuidado. Veja a programação completa deste encontro.
Feira do Polvo
11 de outubro, 11h às 22h / Aberto a todo mundoUma feira que nasce do esforço coletivo de fazer livros e artes gráficas com as próprias mãos e do jeito do Parquinho Gráfico: a muitas mãos. O evento toma conta do 2º andar da Casa do Povo com mesas de editoras e coletivos, oficinas, lançamentos, rodas de conversa e outras formas de ativar o que se publica. Confira a programação.
Black Machine
Novas sessões dias 3, 4 (18h e 20h) e 5/10 (18h) / GratuitoEm um embate radical com os cânones do teatro ocidental, Black Machine reinventa Hamlet e Ofélia numa peça pop. Ele é um Hamlet pós-colonial, atravessado por vozes de Frantz Fanon, Jean-Michel Basquiat, Aimé Césaire e Mano Brown. Ela é uma Ofélia insurgente, construída a partir de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Erykah Badu. Com dramaturgia de Dione Carlos, direção de Eugênio Lima e atuações de Fernando Lufer e Marina Esteves.
Novas vozes, segundo ciclo Chamada para novos integrantes do Coral Tradição
Inscrições encerradas / Encontros entre 8/10 e 26/11, às quartas, 19hEstão abertas as inscrições para pessoas de todas as idades e de todos os naipes que queiram participar do Coral Tradição cantando em ídiche. Saiba mais!
Psychoanalysis sessions com Clínica Aberta de Psicanálise
Saturdays / Presential attendanceClínica Aberta de Psicanálise [Open Psychoanalysis Clinic] offers free treatment at Casa do Povo on Saturdays in the form of therapy sessions.
Afluentes: Ensaio Geral 36ª Bienal de São Paulo na Casa do Povo
Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo, 16 e 17 de outubro, 20h / Saiba maisA 36ª Bienal de São Paulo prolifera para além do pavilhão do Parque Ibirapuera, em um movimento para fora que a equipe curatorial chamou de “afluentes”. Um desses afluentes é a Casa do Povo, que foi convidada a ativar o seu histórico teatro, o TAIB, por meio de uma série de performances.
CASA-ESCOLA 2025: Três grupos de estudos com Eugênio Lima, Geni Núñez, Peter Pál Pelbart
Outubro e Novembro / Inscrições encerradasNesta edição da CASA-ESCOLA, queremos olhar para conceitos que estruturam a Casa a partir do tempo presente, desfocando a atenção da diáspora judaica para falar da diáspora afro-atlântica, abrindo a experiência da Shoah para olhar para a Nakba, repensando a instituição a partir da descolonização e do reflorestamento do imaginário.
Casa do Povo: Modos de fazer
Distribuição gratuita na Casa do PovoO que uma instituição de arte faz? Como uma instituição de arte é feita? Como reage ao seu contexto? O livro Casa do Povo: Modos de Fazer tenta responder a essas perguntas a partir da experiência de retomada da Casa do Povo entre 2013 e 2023.
Nossa Voz #1024 Palavra Chão
Palavra Chão é a edição n.1024 de Nossa Voz, publicação anual da Casa do Povo. Em 18 colaborações, a publicação se organiza ao redor das palavras, e suas diferentes manifestações e formas de expressão, para imaginar práticas e modos de vida e libertação a partir do chão.
TAIB PRESENTE
Conheça a campanhaUm canteiro de obras para o teatro do futuro. Participe da reforma do teatro da Casa do Povo. TAIB Presente é uma campanha para devolver um teatro de rua e inventar o teatro dos nossos sonhos. Saiba mais.
Como destinar seu imposto de renda para a Casa do Povo
Confira um guia rápido de como apoiar a Casa do Povo destinando parte do seu imposto de renda. É possível apoiar nossa programação a custo zero, já que a doação pode ser deduzida integralmente da sua declaração do ano seguinte. Saiba mais.
Apoie a Casa do Povo destinando seu cupom fiscal
Essa é mais uma forma de se engajar com a Casa do Povo sem gastar nada. Para destinar os créditos de seus cupons fiscais de forma automática, basta fazer um cadastro simples. Confira o passo a passo.
Arquivos do Scholem: coleta de documentos e testemunhos
Encerramento em 14/12, sábado, das 11h30 às 13hVocê estudou, trabalhou ou conhece pessoas que passaram pela história da Escola? Possui fotografias, objetos, documentos em seu acervo pessoal ou histórias para compartilhar? Colabore com o nosso acervo em construção.
Collections
Navigate through the online collections of Casa do PovoThe documental and bibliographic collection of Casa do Povo is available for consultation and tends to be a source for researches in several domains of knowledge.
Campainhas Vitor Cesar
Obras comissionadasCampainhas é um dispositivo sonoro que conecta o ambiente externo ao interno e anuncia a chegada de novos visitantes. Trata-se de uma intervenção no limiar entre o público e o privado instalada na entrada da Casa do Povo.
Boxe Autônomo com Boxe Autônomo
Segunda a quinta / Vários horáriosStarting from an experience in popular, accessible sports, the group’s training is intended as a first imaginative exercise for Casa do Povo as a free, neighborhood-oriented gym that is not confined to market logic.
