E se as mulheres governassem
o mundo? Yael Bartana

E se as mulheres governassem
o mundo? Yael Bartana

what if
1/1

08 de dezembro, 17h

Conversa aberta / 2018

Foto: E se as mulheres governassem o mundo? [What if women ruled the world?] no Manchester International Festival 2017 


Nos preparativos para 2019, a Casa do Povo e o Goethe-Institut São Paulo recebem a artista Yael Bartana para uma conversa aberta sobre o capítulo paulistano do seu projeto em andamento E se as mulheres governassem o mundo? [What if women ruled the world?]


Yael parte de uma interpretação livre dos minutos finais do filme Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, quando homens, reunidos na "war room", estão prestes a levar nosso planeta à destruição. No projeto da artista, pensadoras, legisladoras, ativistas e cientistas se reúnem na Casa do Povo para elaborar um manifesto coletivo desenhado exclusivamente por mulheres para propor um outro mundo possível. 


Nascida em Israel, Yael Bartana desenvolve uma obra complexa que questiona narrativas oficiais e reinventa rituais como intuito de analisar a construção de identidade coletivas. Participou das principais bienais ao redor do mundo e teve uma retrospectiva da sua obra no MoMA PS1, se firmando como uma das principais artistas da atualidade.


Yael Bartana visitou diversas vezes a Casa do Povo em suas viagens recentes pelo Brasil. Encontrou na instituição um lugar que ecoa seu trabalho, que oscila entre uma crítica feroz ao modernismo e às suas utopias que anunciavam futuros nunca realizados, mas em nome das quais o presente é constantemente destruído. Em trabalhos mais recentes, usando o cinema, a performance e outros dispositivos, Yael Bartana criou novos rituais, fundou movimentos políticos, inventou narrativas nacionais extraoficiais e desenhou passados míticos, sugerindo que a imaginação é algo sério demais para ser deixada nas mãos dos políticos. 


Em 2017, inaugurou na fachada o neon Assim elas comemoram a vitória, num diálogo direto com a história da Casa do Povo. 

1/3
  • Dezembro 2018
  • Junho 2018
  • Julho 2018
  • Agosto 2018
  • Setembro 2018
  • Outubro 2018
  • Novembro 2018