A Lei Rouanet mudou de nome e continua mais importante do que nunca. Ajustada por meio de uma instrução normativa em 2019, a Lei Federal de Incentivo à Cultura segue sendo ferramenta fundamental para a existência de projetos e instituições culturais no Brasil. Por meio dela, a sociedade civil – pessoa física e jurídica – pode destinar parte do imposto de renda para manter museus, centros culturais, teatros e realizar exposições, peças, shows, concertos e muito mais.
É assim também para a Casa do Povo. É possível apoiar nossa programação a custo zero, já que a doação pode ser deduzida integralmente da sua declaração de IR.

Se você nunca apoiou a Casa do Povo dessa forma, saiba que tiramos todas as dúvidas e assessoramos doadores novos e recorrentes em todas as etapas, desde o cálculo de quanto você pode doar, até seu ressarcimento.
– Pessoas físicas que fazem declaração completa de IR podem destinar até 6% do valor devido para projetos culturais.
– Empresas declarantes no lucro real podem usar até 4% do valor do seu IR e ganham contrapartidas para visibilizar a marca.

1- Informe o interesse e o valor da doação pelo e-mail incentivo@casadopovo.org.br para conhecer as diferentes cotas existentes.
2- A Casa do Povo envia o número da conta para depósito da doação. Para a dedução do IR no ano seguinte, é importante que a doação seja feita até o último dia útil do ano fiscal.
3- Após a comprovação da doação, a Casa do Povo envia os dados que devem constar na sua declaração de IR do ano seguinte.
4- No ano seguinte, a Casa do Povo também auxilia os doadores para garantir que a doação seja ressarcida ou deduzida do IR.
5- Pronto, sua empresa é patrocinadora da Casa do Povo. As empresas patrocinadoras têm sua marca divulgada de acordo com a cota escolhida e recebe diversos benefícios, tais como visitas exclusivas com curadores, conversas com artistas, espaço para eventos, publicações, entre outros.
Importante: as doações precisam ser feitas até 31/12/2020 para serem deduzidas na declaração de 2021.

Caso tenha dúvidas, escreva para incentivo@casadopovo.org.br e aproveite para conhecer nossos planos para 2021.

Se isenção fiscal não funciona para você, saiba que também é possível se engajar através do programa de apoio recorrente.