Cozinha Aberta
Almoço compartilhado

Cozinha Aberta
Almoço compartilhado

cozinha aberta
1/1

Sextas, das 13h às 15h

2019

Nas sextas-feiras de junho, a Metacozinha acolhe uma série de almoços preparados com alimentos descartados da feira da rua Antônio Coruja, do Bom Retiro. A proposta é um desdobramento do projeto Cozinha Aberta: por que fazer arte se falta comida, da Universidad Desconocida.


De 03 a 31 e maio de 2019, mais de 400 pratos produzidos da xepa da feira foram servidos gratuitamente, experimentando a Casa do Povo como um ponto de encontro para moradores e frequentadores do bairro. Por meio de uma assembleia pública realizada no último dia da ação, foi decidido que a cozinha permanecerá aberta em junho, desta vez graças à rotatividade de um grupo de voluntárixs. A ideia é que as refeições continuem a ser preparadas na Casa do Povo de forma que todos possam colaborar, tanto quem cozinha como quem almoça.   



Como funciona? 


O almoço é servido às sextas-feiras, das 13h às 15h. São oferecidos até 2 pratos por pessoa, com possibilidade de levar para viagem ou comer na Casa do Povo. A ação acontece até que as panelas estejam vazias.



Coleta da xepa


Nas quinta-feiras acontece a coleta dos alimentos descartados da feira da rua Antônio Coruja, no Bom Retiro. A Cozinha Aberta precisa de ajuda na coleta, transporte, organização e higienização dos alimentos que serão utilizados no preparo do almoço do dia seguinte. Interessados em participar dessa etapa podem comparecer às 13h30 na Casa do Povo.



Despensa comum


Quem almoça pode colaborar com a doação de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, azeite, sal e farofa, que serão a base para as refeições. Os alimentos podem ser entregues na Casa do Povo de terça a sábado, das 14h às 19h. 



Participação consciente


As refeições são oferecidas gratuitamente mas contribuições espontâneas também estão bem vindas para quem quiser colaborar na sustentação financeira da proposta. A cada almoço serão compartilhados os custos adicionais para a produção de cada prato.

  • Agosto 2019
  • Fevereiro 2019
  • Março 2019
  • Abril 2019
  • Maio 2019
  • Junho 2019
  • Julho 2019