Horários de visitação
Saiba mais como a Casa do Povo funciona e como visitarA Casa do Povo funciona de terça a sábado, das 10h às 19h. A visitação é livre durante o horário de funcionamento. A programação é flexível e se adapta a cada projeto, podendo acontecer também em outros dias e horários. Confira em detalhes nossos horários.
Passagens Transatlânticas com Alvie Bitemo, Soa Ratsifandrihana, Calixto Neto e Zora Snake
4 a 15 de novembroNo contexto do mês da Consciência Negra e da Temporada França-Brasil, a Casa do Povo se uniu ao Passages Transfestival para convidar quatro artistas africanos e afrodescendentes que têm trabalhado com festival francês nos últimos anos para propor uma série de oficinas, conversas e apresentações públicas. Acesse a programação completa aqui.
Akinbode Akinbiyi 36ª Bienal de São Paulo na Casa do Povo
Visitação até 11 de janeiro de 2025Desde o começo de setembro, doze fotografias em preto e branco se estendem pelo térreo e primeiro andar da Casa do Povo, alguns deles com rostos e práticas familiares a quem frequenta o prédio. São registros feitos pelo artista Akinbode Akinbiyi, que ficam em exibição na Casa como parte da 36ª Bienal.
Relatório de atividades 2024
Disponível para downloadA produção de relatórios anuais é uma medida importante de transparência da Casa do Povo, que permite que o público e os apoiadores possam entender nosso funcionamento em todas as suas dimensões, das mais visíveis às mais internas.
Afluentes 36ª Bienal: Ato II com Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo
16, 17 e 18 de outubro / Confira a programaçãoO boxe sempre foi mais do que socos. Nas mãos de Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo, torna-se um método de escuta, uma linguagem para o que não é dito, uma forma de estarmos juntos em tensão e cuidado. Veja a programação completa deste encontro.
Feira do Polvo
11 de outubro, 11h às 22h / Aberto a todo mundoUma feira que nasce do esforço coletivo de fazer livros e artes gráficas com as próprias mãos e do jeito do Parquinho Gráfico: a muitas mãos. O evento toma conta do 2º andar da Casa do Povo com mesas de editoras e coletivos, oficinas, lançamentos, rodas de conversa e outras formas de ativar o que se publica. Confira a programação.
Black Machine
Novas sessões dias 3, 4 (18h e 20h) e 5/10 (18h) / GratuitoEm um embate radical com os cânones do teatro ocidental, Black Machine reinventa Hamlet e Ofélia numa peça pop. Ele é um Hamlet pós-colonial, atravessado por vozes de Frantz Fanon, Jean-Michel Basquiat, Aimé Césaire e Mano Brown. Ela é uma Ofélia insurgente, construída a partir de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Erykah Badu. Com dramaturgia de Dione Carlos, direção de Eugênio Lima e atuações de Fernando Lufer e Marina Esteves.
Novas vozes, segundo ciclo Chamada para novos integrantes do Coral Tradição
Inscrições encerradas / Encontros entre 8/10 e 26/11, às quartas, 19hEstão abertas as inscrições para pessoas de todas as idades e de todos os naipes que queiram participar do Coral Tradição cantando em ídiche. Saiba mais!
Atendimentos de psicanálise com Clínica Aberta de Psicanálise
Sábados, das 10h às 14h (individual) e 14h às 15h30 (coletivo)A psicanálise é uma prática de cuidado que busca a transformação de impasses, emocionais e da vida, a partir da fala e da escuta mútua. A Clínica aberta de psicanálise é um projeto voluntário que oferece atendimentos individuais e coletivos gratuitos na Casa do Povo aos sábados, por ordem de chegada.
Afluentes: Ensaio Geral 36ª Bienal de São Paulo na Casa do Povo
Dorothée Munyaneza e Boxe Autônomo, 16 e 17 de outubro, 20h / Saiba maisA 36ª Bienal de São Paulo prolifera para além do pavilhão do Parque Ibirapuera, em um movimento para fora que a equipe curatorial chamou de “afluentes”. Um desses afluentes é a Casa do Povo, que foi convidada a ativar o seu histórico teatro, o TAIB, por meio de uma série de performances.
CASA-ESCOLA 2025: Três grupos de estudos com Eugênio Lima, Geni Núñez, Peter Pál Pelbart
Outubro e Novembro / Inscrições encerradasNesta edição da CASA-ESCOLA, queremos olhar para conceitos que estruturam a Casa a partir do tempo presente, desfocando a atenção da diáspora judaica para falar da diáspora afro-atlântica, abrindo a experiência da Shoah para olhar para a Nakba, repensando a instituição a partir da descolonização e do reflorestamento do imaginário.
Casa do Povo: Modos de fazer
Distribuição gratuita na Casa do PovoO que uma instituição de arte faz? Como uma instituição de arte é feita? Como reage ao seu contexto? O livro Casa do Povo: Modos de Fazer tenta responder a essas perguntas a partir da experiência de retomada da Casa do Povo entre 2013 e 2023.
Nossa Voz #1024 Palavra Chão
Palavra Chão é a edição n.1024 de Nossa Voz, publicação anual da Casa do Povo. Em 18 colaborações, a publicação se organiza ao redor das palavras, e suas diferentes manifestações e formas de expressão, para imaginar práticas e modos de vida e libertação a partir do chão.
TAIB PRESENTE
Conheça a campanhaUm canteiro de obras para o teatro do futuro. Participe da reforma do teatro da Casa do Povo. TAIB Presente é uma campanha para devolver um teatro de rua e inventar o teatro dos nossos sonhos. Saiba mais.
Como destinar seu imposto de renda para a Casa do Povo
Confira um guia rápido de como apoiar a Casa do Povo destinando parte do seu imposto de renda. É possível apoiar nossa programação a custo zero, já que a doação pode ser deduzida integralmente da sua declaração do ano seguinte. Saiba mais.
Apoie a Casa do Povo destinando seu cupom fiscal
Essa é mais uma forma de se engajar com a Casa do Povo sem gastar nada. Para destinar os créditos de seus cupons fiscais de forma automática, basta fazer um cadastro simples. Confira o passo a passo.
Arquivos do Scholem: coleta de documentos e testemunhos
Encerramento em 14/12, sábado, das 11h30 às 13hVocê estudou, trabalhou ou conhece pessoas que passaram pela história da Escola? Possui fotografias, objetos, documentos em seu acervo pessoal ou histórias para compartilhar? Colabore com o nosso acervo em construção.
Acervos
Funcionamento: 10h às 16h / Acesse o banco de dados onlineA preservação da memória é um dos eixos de atuação da Casa do Povo. Os acervos atravessam a história da instituição e reúnem uma vasta documentação, da década de 1930 e até a atualidade.
Campainhas Vitor Cesar
Obras comissionadasCampainhas é um dispositivo sonoro que conecta o ambiente externo ao interno e anuncia a chegada de novos visitantes. Trata-se de uma intervenção no limiar entre o público e o privado instalada na entrada da Casa do Povo.
Treinos de boxe com Boxe Autônomo
Segunda a quinta / Vários horáriosPartindo da experiência do esporte popular, o Boxe Autônomo oferece treinos de boxe na Casa do Povo com a proposta de uma academia livre e voltada ao bairro. Saiba aqui como treinar com o grupo.
