Récital for masseur [Recital para um massagista] Workshop de canto e voz por Tal Isaac Hadad

Em maio, a Casa do Povo acolhe dois workshops de canto e voz por Tal Isaac Hadad (França). O workshop é voltado para pessoas conectadas com práticas de canto das mais variadas formas, sem restrição de idade.

Récital for masseur [Recital para um massagista], uma proposição do artista Tal Isaac Hadad, introduz a voz e o canto como um mecanismo de conexão com o corpo. A programação dos workshops propõe uma aproximação corporal e vocal por meio de técnicas de massagem.

O workshop busca formar grupos heterogêneos para experimentar a voz como um instrumento de consciência corporal. Os exercícios serão conduzidos sob a orientação de um terapêuta corporal, orquestrando um momento que propicie uma escuta do corpo.

A dinâmica proporciona aos participantes o contato com técnicas corporais e terapêuticas variadas estimulando cada cantor a alcançar uma expressão única da voz. Ao fim de cada encontro o grupo integra uma performance coletiva, criando uma massa sonora que resulta num recital singular. Uma escuta do corpo que busca capturar a origem física da voz.

Tal Isaac Hadad concebe performances como um meio de celebrar conexões e encontros em que se aprende a ouvir. Ele cria experiências de escuta e de pesquisa coletiva que levam a novas formas de interação pública e a narrativas musicais. Sua produção já foi exibida em instituições como BPS22 (Charleroi, Bélgica), Filarmônica de Paris (França), festival Verbo (São Paulo, Brasil), bem como nos programas de performance das feiras de arte Art International Istanbul (Turquia) e Fiac Paris (França). Neste ano, o artista integra a 33º Bienal de Arte de São Paulo. 

Inscrições pelo link: https://goo.gl/JskjVF
Atividade gratuita.
30 vagas. 

Programação


12 de maio
Introdução à práticas vocais com diferentes técnicas terapêuticas de massagem
10h00 - Apresentação do grupo e início das atividades.
Introdução às técnicas de massagem.
Cada participante realizará sua prática vocal em interação com um terapeuta.
(Tempo por participante com cada terapeuta: 15-20 minutos)
12h - Experiência coletiva / performance Récital for masseur
12h30 - Intervalo / Almoço
14h - Alternância dos grupos de participantes entre os terapeutas
16h - Experiência coletiva / performance Récital for masseur
17h30 - Fim do workshop

Participam deste encontro os terapeutas convidados: Thaís Ushirobira, Deva Kiran, Lorena Rossi, Lincoln Endo 

19 de maio
10h00 - Apresentação do grupo e início das atividades.
Introdução às técnicas de massagem.
Cada participante realizará sua prática vocal em interação com um terapeuta.
(Tempo por participante com cada terapeuta: 15-20 minutos)
12h - Experiência coletiva / performance Récital for masseur
12h30 - Intervalo / Almoço
14h - Alternância dos grupos de participantes entre os terapeutas
16h - Experiência coletiva / performance Récital for masseur
17h - Experiência performática com o terapeuta convidado Roberto Moura
18h - Fim do workshop

Participam deste encontro os terapeutas convidados: Thais Ushirobira, Deva Kiran, Lorena Rossi, Endo Lincoln, Roberto Moura

Sobre os terapeutas convidados

Deva Kiran é terapeuta corporal, bailarina e preparadora corporal. Vem se dedicando nos últimos 15 anos ao estudo do corpo/movimento, que proporciona a construção da experiência real do Si. Formada pela Comunna Metamorfose em Terapêutica Tântrica e no Método Deva Nishok de Massagem Tântrica, que é um convite a ressignificação do potencial orgástico, reequilíbrio físico, mental, emocional e desenvolvimento sensorial. Tem habilitação no Módulo Avançado de Massagem - Deva Nishok; especialização em Disfunções Sexuais; instrutora de Pompoarismo e formação em Renascimento.

Lincoln Endo tem 25 anos de trajetória como terapeuta corporal (massoterapia japonesa), Medicina Tradicional Chinesa Acupunturista, Seitai/Quiropraxia (manipulações vertebrais) e Psicossomática (MTC e Psicanalítica). Atuou ainda durante 10 anos como coordenador-terapeuta e fundador de terapias para Programas de qualidade de vida na área corporativa. Atualmente atende em consultório particular.

Lorena Rossi é formada e pós-graduada em Direito e é terapeuta tântrica com formação pela Comunna Metamorfose e Somananda Tantra School - Part of Agama Internacional. Especializada em Renascimento (rebirthing) e Terapias Integradas de Respiração (TIR). Instrutora de cursos de massagem tântrica e Delerium - treinamento multiorgástico para casais. Na atração, a terapeuta atua como Shan’t Raja no espaço de Tantra da Sexóloga Sofia (Bruna Lombardi). Em fevereiro de 2017 deu início ao seu projeto de desenvolvimento pessoal (corpo, mente e espírito) levando a arte da cura pelo Mundo. 

Roberto Moura é formado no método Feldenkrais pelo instituto Ifeld de Lyon, França. É cantor, professor de canto, preparador vocal, com formação pelo Conservatório Superior de Canto de Lausanne e pela Escola Cantorum de Basel, Suíça. Formou-se em prática do ensino musical pela Universidade de Paris XI. Tem experiência em regência coral e suas pesquisas em torno da voz estão profundamente ligadas à música tradicional de países como a França e a Itália.

Thais Ushirobira é artista da dança e terapeuta corporal formada pela Associação Brasileira de Rolfing e integrante do grupo de Diálogos Formativos, que faz convergir diversos saberes em diálogo com as bases da psicologia formativa de Stanley Keleman. Investiga o corpo em diálogo com o espaço, mais especificamente o manejo na construção de presenças em conversa com o ambiente, atenta às singularidades que se configuram no ato performativo.