O Quão Polonês Você Se Sente Hoje?

Editado pela Casa do Povo e pela Editora Narrativa Um, o livro acompanha o projeto Refúgio Polonês como um todo e opera também como um (des)guia da participação da comunidade polonesa na formação de São Paulo, apontando assim para o devir judaico dos poloneses, a história polonesa dos judeus, a presença polonesa em São Paulo e a sobreposição de territórios numa cidade fértil em criação de outros espaços possíveis. 

A publicação é divida por temas que se articulam a partir de referências, construções, marcos arquitetônicos, personalidades, lugares de memória e heranças diversas desta comunidade imaginada pelos editores. A partir das contribuições de imigrantes e seus filhos, e de suas múltiplas identificações (um shtetl, uma língua, uma comida, um lugar, uma terra ou um imaginário), cada parte tenta desconstruir rótulos culturais, sejam eles poloneses ou brasileiros, tornando essa presença mais rica e complexa.

Organizadores da publicação: Benjamin Seroussi, Jakub Szczęsny, Mariana Lorenzi, Renato Cymbalista e Roney Cytrynowicz.

O projeto "Refúgio polonês" é realizado conjuntamente pela Casa do Povo, Stowarzyszenie Artanimacje e Adam Mickiewicz Institute, sob a marca Culture.pl, como parte do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil.

O livro pode ser adquirido na Casa do Povo dentro do horário de funcionamento.
À venda também da Banca Tijuana/Galeria VermelhoEditoria Narrativa Um e Casa Plana.
R$20