Espaços Distribuídos 3: Instituições Inversas


Instituições Inversas é a apresentação do resultado de uma série de  oficinas focadas em tecnologias digitais para os grupos que fizeram parte da rede Mazi Reverso em São Paulo e Londres. Os grupos irão apresentar suas experiências coletivamente utilizando um dispositivo especificamente designado ao projeto, o DIY Mazi Wireless Free Networking Toolkit.*

O projeto teve início em dezembro de 2017 com Favelas Arise sediado na Escola da Cidade. Uma série de oficinas focadas em tecnologias digitais foram ministradas por uma equipe de pesquisadores e educadores, coordenados pela Universidade Central Saint Martins (Londres) com a colaboração de representantes de oito comunidades de São Paulo e seus arredores: Morro do Macaco, Brasilândia, Paraisópolis, Jardim Ângela, Favela do Moinho, Heliópolis, Diadema, Guaianazes e Ocupação Mauá. Por meio de um fórum aberto e sob a coordenação de Marcos Batata (Casa Redonda) e Nelson Che (MMRC),  apresentaram as histórias específicas de suas comunidades, bem como o foco cultural e social de seus respectivos espaços.

Estas oficinas também abrangeram Arquivos Ativos, um processo de coleta e organização de material relacionado às histórias sociais e também a Fotogrametria, um processo fotográfico de captura open/source para a criação de modelos digitais 3D. O objetivo desses encontros foi fornecer metodologias práticas para o registro da memória a essas comunidades que vivem sob perpétua ameaça de despejo e deslocamento.

Instituições Inversas é uma parceria entre Central Saint Martins, University of the Arts London, British Council, Casa Redonda, Escola da Cidade e acontece na Casa do Povo.

* Para obter informações mais detalhadas sobre o Mazi, acesse: http://www.mazizone.eu/pilot-studies/creeknet/ e http://wrd.spc.org/supersense/. O kit de ferramentas fornece: Etherpad, Guestbook, Nextcloud e Wordpress e permite que os usuários operem independentemente da internet.


Espaços Distribuídos 3: Instituições Inversas
17 de Março de 2018
16h30 às 18h
Atividade gratuita