Cumbica, de Tuca Vieira

A exposição Cumbica mostra seis fotografias panorâmicas realizadas por Tuca Vieira durante expedição que circundou a fronteira entre o Aeroporto de Guarulhos e os bairros do entorno. 

O trajeto de mais de 20 quilômetros foi percorrido em 12 de abril de 2017, de bicicleta, a convite dos editores do projeto Contracondutas.

As fotografias, montadas em grande formato, ocupam três salas semi-abandonadas da Casa da Povo, normalmente restritas ao público. O projeto de ocupação desse espaço instável, realizado por Helena Cavalheiro, estabelece um diálogo arquitetônico entre o conteúdo das fotografias, o estado de ruína das salas e a própria cidade que se descortina ao redor.

O trabalho se insere na programação da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e propõe uma reflexão sobre os espaços desconhecidos, anônimos, inóspitos e descontinuados dos limites entre essa grande obra de infraestrutura, erguida na década de 1980, e seu entorno imediato. 

Segundo o urbanista Kazuo Nakano, convidado a escrever sobre o trabalho, “no deserto das bordas do aeroporto, os espaços e as coisas mostradas nas fotografias de Tuca Vieira parecem estar incompletos e inacabados e, por isso mesmo, prestes a se tornarem lisos e serem ocupados por potências diabólicas.”

Ficha técnica

Fotografias: Tuca Vieira
Concepção: Tuca Vieira, Helena Cavalheiro e Ana Carolina Tonetti.
Projeto de ocupação e produção: Helena Cavalheiro
Scan e Impressão: LABÔ fotografia fine art 
Montagem: SOMAR - produção em arte e design
Cenotecnia e montagem fina: Ezequiel Zacks e equipe
Elétrica e iluminação: MMV : Mauro Montagem Video 
Monitoria: equipe 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
Realização: Projeto Contracondutas - Conselho Técnico da Escola da Cidade.
Curadoria do Projeto Contracondutas: Ana Carolina Tonetti e Ligia Nobre
Agradecimentos: Equipe Casa do Povo, Christelle Gautschoux, Marcos L Rosa, Kazuo Nakano, Pedro Costa, Rebeca Novaes

Abertura
7 de dezembro de 2017
das 19h às 22h

Na ocasião acontece também o lançamento do livro Contracondutas Ação Político-Pedagógica com mesa redonda Leonardo Sakamoto (Jornalista e Diretor da ONG Repórter Brasil), Marcus Menezes Barberino Mendes (Juiz Federal do Trabalho do TRT 15), Carlos Alberto Bezerra Junior (Médico, Deputado Estadual – PSDB e Presidente da Comissão de DH da Assembleia Legislativa de SP), com mediação de Ciro Pirondi, arquiteto e diretor da Escola da Cidade. 


Visitação
8 a 19 de dezembro de 2017
16 a 27 de janeiro de 2018.
Terça à sábado, das 14h às 19h.
Entrada gratuita.